Cia. Diversidança apresenta “Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos” na área externa do Theatro Municipal de São Paulo

A Cia. Diversidança – premiada pela 5* Edição do Prêmio Denilto Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, por “Revelação continuada em Dança” – segue ocupando ruas e espaços públicos da cidade de São Paulo com o espetáculo “Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos”. Nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, às 17h00, o grupo se apresenta na área externa do Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº), dentro da XI Mostra do Programa de Fomento à Dança.

O diretor e bailarino Rodrigo Cândido traz ao público de São Paulo um espetáculo cujo o objetivo é ocupar espaços com apresentações de dança. A ideia é tornar esta arte mais acessível à população e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões.

Contemplado pela 21ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, “Manifesto Poético” mostra o coração da dança e que ela pode ser potência política e reflexiva. Em meio ao caos urbano, à pressa das pessoas, ao estresse do trabalho, do trânsito, a dança da Cia surge como ponto de fuga para o olhar do transeunte/espectador constantemente embebido pela rotina da cidade.

Outra característica do projeto é seu intuito de manifestar a importância que a dança exerce no cotidiano dos artistas e espectadores. O enredo foi construído a partir de diversos depoimentos entrelaçados com uma trilha sonora e coreografia. “O público pode esperar, além de uma experiência estética, uma vivência simbólica, na qual transeuntes e apreciadores também podem ser artistas”, define Rodrigo Cândido.

O trabalho provoca uma reflexão também para os próprios bailarinos, que se questionam sobre seu ofício a partir da pergunta “Por que você dança?”, “Quais as conquistas, lutas e perdas da dança?”, “O que temos contribuído pra dança na cidade?” “A dança pode mudar o seu mundo?”, “Qual é o papel do artista da dança na sociedade?”. O projeto problematiza o desenvolvimento dessa arte, suas conquistas e perdas, os direitos trabalhistas para a categoria, a aquisição de recursos, as fronteiras entre territórios e as diferentes linguagens.

Sobre o trabalho da Diversidança

A experiência de vida norteia a pesquisa de linguagem estética da Cia Diversidança, entendida como um canal que pretende reverberar em nossas danças as indagações singulares e coletivas, numa abordagem poética, emocional, simbólica e política, que apontem para as intersecções entre a arte e a vida. Por meio de investigações que partem de um desejo de buscar na Dramaturgia da Memória, inspiração, por meio de dispositivos criativos, utilizados para compor a dramaturgia que busca a recordação da sensação, a potência emocional vivenciada, o estado psicológico adquirido ao presenciar determinadas questões e como a vida interfere no modo de ver, ser e estar no mundo.

Ficha técnica

Direção Geral e Artística: Rodrigo Cândido
Assistência Artística/Ensaiadora: Daniele Santos
Preparação Corporal: Daniele Santos e Rodrigo Cândido
Produção Executiva: Junior Cecon
Assistente de Produção: Valéria Ribeiro
Preparação Corporal/Convidados: Begson Queiróz, Érika Moura e Luciana Bortoletto
Interpretes-Pesquisadores: Alessandro Saldanha, Cintia Rocha, Felipe Santana, Iliandra Peluso, Márcio Vitorino, Rodrigo Cândido, Rosângela Alves e Vinicius Borges Trilha Sonora: Vitor Gonçalves
Operador de Som: Rivaldo Ferreira
Figurino e Customização: A Cia
Fotografia: Gabriel Gomes
Assistente de Fotografia: Mariana Rodrigues
Captação e Edição de Vídeo: Leandro Caproni – Sem Cortes Filmes Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação
Arte de Divulgação: Rodrigo Cândido e Willian Santana
Artistas Residentes: Afonso Braga, Claudia Mantovani, Daniella Teles Sampaio, Eric Caue, Marcos Ramon, Roni Diniz e Ton de Mello
Depoimentos: Ana Bottosso, Andrea Soares, Andrey Alves, Cléia Varges, Cleber Vieira, Daniele Santos, Danilo Nonato, Felippe Peneluc, Lucimeire Monteiro, Ivan Bernardelli, Pedro Costa, Priscila Maria Magalhães, Nany Oliveira, Natália Siufi, Rivaldo Ferreira, Roni Diniz, Sandro Borelli, Silvana de Jesus Santos, Valeria Ribeiro, Vaneri Oliveira e Vinicius Francês
Realização: Cia Diversidança, Cooperativa Paulista de Dança, Programa Municipal de Fomento à Dança e Secretaria Municipal de Cultura.

Crédito da foto: Roni Diniz

Serviço

XI Mostra do Programa de Fomento à Dança
Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos
Cia. Diversidança
Dias 24 e 25 de Novembro de 2017
Sexta e sábado, às 17h
Local: Theatro Municipal de São Paulo/Área Externa
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos aproximadamente

Deixe uma resposta