Cia. Com-tato apresenta dois espetáculos de graça neste fim de semana

Companhia de dança fundada em 2010 pelo bailarino Vinicius Francês, a Cia. Com-tato faz, neste sábado, dia 28, e domingo, dia 29, às 20 horas, apresentações de graça de dois espetáculos solo no Centro Cultural Vasco, em São José do Rio Preto/SP. A iniciativa integra o projeto Um Programa Duplo, vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto.

Sábado, a companhia apresenta o espetáculo “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa”. No domingo, será a vez de “Dogmado”. O público é limitado a 100 pessoas por sessão.

As obras são trabalhos solos autorais, com direção e atuação de Vinicius Francês. “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa” expressa reflexões sobre a marginalização e homenageia a resistência do corpo e da vida travestida através da dança contemporânea, utilizando também de elementos do teatro e da performance. Como parte da pesquisa para realizar o trabalho, Francês entrevistou travestis que trabalham nas ruas Augusta e Rego Freitas, em São Paulo, e no Calçadão de Rio Preto.

Em “Dogmado”, a plateia é convidada a ser parte da experiência de estar confinado pelo espaço, sendo provocada a perceber questões como o impulso, a selvageria, o (des)controle e a contensão dos ímpetos de nossos “sagrados e profanos”.

Workshop

A Cia. Com-tato também promoverá, gratuitamente, como parte do projeto vencedor do Nelson Seixas, o workshop “Grafias Para Expressão Física: O Espaço e Outras Mídias”, nesta sexta-feira, 27, às 14h. São apenas 14 vagas e as inscrições estão abertas. Os interessados devem enviar carta de interesse (máximo 20 linhas) e breve currículo paraciacomtato.producao@gmail.com com assunto: “Workshop”.

Na atividade, serão trabalhados procedimentos de criação a partir do tema do workshop, oferecido aos interessados em explorar a criação em dança para contextos cênicos e audiovisuais, provocados pelo artista do vídeo Guilherme di Curzio.

Histórico

A Cia. Com-tato possui seis obras em seu repertório. São quatro obras para espaços cênicos e dois estudos coreográficos: “Sobre Fragmentos de Realidade” (2010); “Módulo 1 de Etiqueta Pa Pa Pa” (2011); “Eu Adoraria…” (2012); “Etiqueta Pa Pa Pa” (2012); “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa” (2014), e “Dogmado” (2015). Atualmente, seguem em pesquisa as obras “Encontros Entre Bem-vinda e Mal-me-quer” e “Simulacro”, em um projeto chamado“Táticas Contorno”.

Em sua trajetória, a Com-tato apresentou-se em importantes festivais, como Danzénica (Bolívia), Mo/Ver Córdoba (Argentina), Noches Merlinas (Argentina), Festival Internacional de Dança de Coreógrafos Independentes (Argentina), Mova-se Festival de Dança de Manaus, Dança à Deriva – Mostra Latino Americana, BREU, Festival Internacional de Teatro de Rio Preto – FIT, Circuito Vozes do Corpo, Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, além de outros espaços, como Sescs, o Centro de Referência da Dança, Kasulo Espaço de Arte, Semana Alternativa, O lugar, A Casa Arte e Cultura, entre outros.

Programação

Dia 27, sexta-feira, 14h: Workshop “Grafias para Expressão Física: O Espaço e Outras Mídias”

Dia 28, sábado, 20h: “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa”

Dia 29, domingo, 20h: “Dogmado”

Teaser

Crédito da foto: Adriano Ferreira

Serviço

Lembranças Recortadas Pa Pa Pa e Dogmado
Cia. Com-tato
De 27 a 29 de outubro de 2017
Local: Centro Cultural Vasco
Rua São João, 1840 – Boa Vista – São José do Rio Preto/SP
Ingresso: Grátis

Deixe uma resposta