Cia Colombiana de Ballet no encerramento do Passos d’América

Um grande espetáculo de ballet com a Cia Colombiana, encerra com chave de ouro o “Passos d’América”. Serão duas apresentações no Teatro Castro Mendes, dias 13 e 14 de julho próximo. O evento idealizado pela Perfil Produções Culturais tem como proposta a unidade através da dança, promovendo intercâmbio entre bailarinos da América Latina e Caribe. Dia dois de julho um Seminário Acadêmico, na UniMetrocamp abre a programação, que contará ainda com workshops variados, em diferentes espaços da cidade, compondo o Circuito Passos d’América.

“Carmina Burana” é o espetáculo que a Cia traz a Campinas, sob a direção artística do cubano Gonzalo Galguera, também seu coreógrafo. A cenografia é do croata Darko Petrovic, com música de Carl Orff. Vinte bailarinos dão vida aos versos profanos da Idade Média, com recursos de videotrack criados pelo artista italiano Jacopo Castellanos. Segundo Galguera “Neste ballet, a natureza humana se reflete em suas mais diversas facetas. Numa convergência onde a força do amor como energia vital do universo sensorial e a harmonia entre o ser humano e seus instintos mais arcaicos, encontra um equilíbrio perfeito graças ao fundo marcante da música e à beleza sublime da dança.”

“Neste contexto – continua Galguera – o recurso de videotrack oferece uma experiência sensorial mais ampla, estimulando o público no desenvolvimento de suas próprias imagens mentais. Ao mesmo tempo, a música e os bailarinos continuam sendo os protagonistas indiscutíveis do espetáculo, aprimorado por uma nova abordagem visual. Projetado em tempo real para atender a composição musical e a natureza analógica dos instrumentos, o Videotrack é composto por uma seqüência de imagens com base em elementos naturalistas, cores e texturas. Com a cenografia de Darko Petrovich torna-se uma interface que mostra os elementos de composição visual progressiva, seguindo os princípios de design, evitando a sobrecarga de informações, mantendo sempre o protagonismo da dança.”

O espetáculo estreou no ano passado, na Colômbia e foi reapresentado recentemente no Festival Internacional de Ballet de Cali. O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber a montagem e fará parte do calendário dos festejos de aniversário de Campinas., em duas únicas apresentações.

A escolha da Cia Colombiana para encerrar o “Passos d’America”, segundo a produtora cultural Bernadete Faria, simboliza a proposta de unidade através do ballet. A companhia é composta em sua maioria por colombianos, mas há bailarinos de outros países da América Latina e Caribe, como é o caso de Cuba, além de seu coreógrafo e da ensaiadora, ambos cubanos”. Um breve documentário sobre a fundação do Instituto Colombiano de Ballet, que deu origem à Companhia, será apresentado no Seminário Acadêmico “Rumos da Escola Cubana de Ballet na América Latina e o Advento da Escola Latino-americana de Ballet” realizado em parceria com os cursos de Bacharelado em Dança e pós-graduação em Dança, da UniMetrocamp.

Crédito da foto: Divulgação

Serviço

Carmina Burana
Cia Colombiana de Ballet
Dias 13 e 14 de julho de 2018
Sexta e sábado, às 20hs
Local: Teatro Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas/SP
Ingresso: Grátis
Informações sobre o “Passos d’América”: www.passosdamerica.com.br

Deixe uma resposta