Cia. As Marias faz circulação com o projeto ‘Footfalls ou por onde caminha o mar?’

O projeto “Footfalls ou por onde caminha o mar?”, é uma pesquisa de criação interlinguagens artísticas (dança, artes visuais, teatro, intervenção, teatro e audiovisual) a partir dos imaginários, memórias de habitantes e fatos históricos das cidades que compõem o Caminho do Mar Paulista (Santos, Cubatão, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo).

Este projeto é um desdobramento da pesquisa artística da Cia As Marias, e foi contemplado pelo edital Proac Artes Integradas 2016 e durante os meses de fevereiro a agosto de 2017, a Cia As Marias e a Panamérica Filmes, percorreram as cidades de Santos, Cubatão, Paranapiacaba/Santo André, São Bernardo do Campo e o bairro do Ipiranga/São Paulo, pesquisando e entrevistando moradores, centros de memória, realizando intervenções artísticas e a Oficina História de Nós. Porém mais do que contar uma narrativa de forma literal, o que nos move é a possibilidade de reinventar e intervir poeticamente nas cidades construídas nesse percurso da terra para o mar.

Partindo do material recolhido apresentaremos o trabalho em processo (Work in progress) “Cinco ou Seis passos para o mar”, onde todos os textos (movimento, palavra, indumentária, instalação plástica, vídeo, memórias e afetos) estão em jogo para a composição desta trama dramatúrgica, buscando deslocar o olhar dos passantes para um acontecimento poético, rompendo por um instante o fluxo cotidiano dos espaços públicos e das histórias oficiais, traçando e recriando o nosso caminho do mar.

Work in Proguess “Cinco ou Seis passos para o mar”

Partindo do material recolhido durante o processo de pesquisa do projeto “Footfalls ou por onde caminha o mar?”, contemplado pelo edital Proac Artes Integradas 2016, apresentamos o Work in progress “Cinco ou Seis passos para o mar”, uma obra poética interlinguagens onde todos os textos (dança, palavra, indumentária, instalação plástica, vídeo, memórias e afetos) estão em jogo para a composição da sua trama dramatúrgica, traçando e recriando o nosso caminho do mar. Com Cia As Marias e Panamérica Filmes.

Serviço

02/09/2017 – Santos

11h – Intervenções “Cinco ou seis passos para o Mar”
Local: Saída das apresentações na Vila Criativa Mercado – Praça Iguatemi Martins, s/nº, ao lado do Mercado Municipal- Santo.

18h – Work in progress “Cinco ou seis passos para o Mar”
Apresentação do trabalho em processo e compartilhamento da pesquisa e criação.
Local: Saída da Sede da Associação dos Cortiços do Centro, Rua Dr. Cockrane, 154 Paquetá – Santos.

08/09/2017 – São Bernardo do Campo

14h – Intervenções “Cinco ou seis passos para o mar”
Apresentação de ações interventivas por espaços da cidade.
Local: Praça da Matriz e arredores – Rua Marechal Deodoro, s/nº, Centro – SBCampo.

18h–Work in progress “Cinco ou seis passos para o mar”
Apresentação do trabalho em processo seguida de conversa sobre a pesquisa e criação.
Local: Praça da Matriz – Rua Marechal Deodoro, s/nº, Centro – São Bernardo do Campo.

09/09/2017 – Cubatão

11h – Intervenções “Cinco ou seis passos para o Mar”
Local: Saída do Galpão Cultural – Pq. Anilinas – Centro – Cubatão.

15h – Work in progress “Cinco ou seis passos para o Mar”
Apresentação do trabalho em processo e compartilhamento da pesquisa e criação.
Local: Galpão Cultural – Pq. Anilinas – Centro – Cubatão

Deixe uma resposta