Céu de Espelhos, de Samuel Kavalerski e Irupé Sarmiento, une Beatles e Lewis Carroll

Céu de Espelhos
Foto: Wilian Aguiar

Depois de atuarem em importantes companhias nacionais, como São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade, Balé do Teatro Guaíra e Quasar Cia de Dança, os bailarinos Samuel Kavalerski e Irupé Sarmiento encontram-se nesse projeto que traz como referências a psicodélica canção Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles, e os livros Alice no País das Maravilhas (1865) e Através do Espelho (1871), de Lewis Carroll.

Céu de Espelhos nasceu como resultado do prêmio recebido pelo edital do 20° Cultural Inglesa Festival e agora se apresenta no Centro Cultural São Paulo, de 24 a 26 de março.

Na coreografia, inspirados pelos Beatles e por Lewis Carroll, Irupé e Samuel unem personagens oníricos do livro às imagens nonsense da música. Assim, o jogo de reflexos entre Alice e Lucy é o detonador que promove uma série de cruzamentos entre os universos desses dois artistas britânicos. Um jogo que, como um caleidoscópio, recorta fragmentos desse imaginário e os combina, gerando estímulos para a composição de movimentos, imagens, jogos, improvisos e sonoridades.

Céu de Espelhos absorve também a influência do movimento surrealista que, a partir da década de 1920, propõe uma outra forma de perceber a realidade. É uma criação que se comunica com um outro olhar, capaz de atravessar espelhos e ultrapassar os limites mecânicos e utilitaristas da vida contemporânea.

“A psicodelia e a surrealidade, presentes de diferentes formas na música de John Lennon e na literatura de Lewis Carroll, aparecem nesse projeto como uma ponte para acessar temas pertinentes aos dias atuais. Esse universo, que valoriza a liberdade, a imaginação e o campo onírico do inconsciente, se apresenta como um caminho oportuno na conjuntura de incertezas atuais”, diz o diretor e bailarino Samuel Kavalerski.

A coreografia conta ainda com figurinos de Antonio Bizarro, produção musical de Fernando Martins e a participação especial do músico Thiago Pethit na trilha.

FICHA TÉCNICA

Direção: Samuel Kavalerski
Criação e Interpretação: Irupé Samiento e Samuel Kavalerski
Direção de Produção: Flavia Borsani
Figurinos: Antonio Bizarro
Assistente: Anderson de Oliveira
Desenho de Luz: Silviane Ticher
Produção Musical: Fernando Martins
Participação Especial na Trilha: Thiago Pethit
Sonoplasta: Samuel Gambini
Assessoria de Imprensa: Flavia Fontes Oliveira | Dialeto Arte e Comunicação

SERVIÇO

Céu de Espelhos
Irupé Sarmiento e Samuel Kavalerski
Dias 24 a 26 de março de 2017
Sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 20h
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 – Paraiso – São Paulo/SP
Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Duração: 75 min.
Classificação: Livre