Café Tablao apresenta espetáculo de Coro Flamenco e aula gratuita com o bailaor Fábio Rodriguez

Em janeiro, o Espaço Cultural Café Tablao completa 14 anos desde a sua inauguração. Para brindar a data, no sábado, dia 28, às 20h, acontece o II Encontro de Coros Flamencos, com o Coro Café Tablao e Su Salud, de São Paulo. É o primeiro evento do gênero na cidade, como explica a diretora artística do Café Tablao, Karina Maganha. “É uma grande novidade um show baseado no coro flamenco, cantado por ele próprio. Nossas apresentações de dança sempre têm música ao vivo, mas desta vez, o coro é a grande estrela, por isso essa é uma apresentação imperdível”, comenta.

A idealizadora e diretora artística do evento é Helena de Los Andes, cantora oficial de três companhias de arte flamenca, entre elas o Café Tablao. Escritora e jornalista, autora do livro ‘Nove Contos – Escrita vermelho flamenco’ (de 2012), Helena celebrou no ano passado seus 25 anos de carreira como cantaora atuando como solista convidada junto a Orquestra Sinfônica de Campinas nos Concertos de Manuel de Falla.

No ‘Tablao de Cumpleaños’, que abre a programação do projeto Casa Flamenca 2017, com shows intimistas de flamenco no próprio espaço do Café Tablao, o músico Denis Sartorato assina os arranjos musicais e comanda a guitarra flamenca, ao lado de Samantha Christian Morais, no cajón. O repertório traz lindas canções como ‘Espanhola’ e ‘Coro Rociero’, além de grandes surpresas em forma de poesia, canto e dança. Os ingressos para esta noite especial custam R$30,00 e já estão à venda na secretaria da escola, que funciona de 2ª a 5ª feira das 17h às 21h e aos sábados das 09h às 12h.

Coro Flamenco Café Tablao

“Desde a criação do Café Tablao, há 14 anos, desenvolvemos uma metodologia específica que valoriza o entendimento e o conhecimento da cultura flamenca como um todo, que é considerada patrimônio imaterial da Humanidade pela UNESCO. No que se refere ao coro, fomos a primeira escola do país focada neste trabalho”, comenta Karina.

Composto por dez vozes femininas, o Coro Flamenco Café Tablao é resultado de um trabalho de anos de dedicação não apenas à dança, mas à cultura flamenca e tudo que a envolve. Em 2012, Helena ministrou no Café Tablao um curso especial de ‘Estudos Flamencos’, englobando cante, coros, teoria, ritmo e palmas, que acabou se mostrando o embrião do Coro que surgiria anos depois.

A própria Helena dá detalhes dessa trajetória: “Quando me refiro às meninas do Coro Flamenco, chamo-as de meninas dos meus olhos, pois representam um lindo projeto de mais de quinze anos, agora materializado. Desde 2000 já ministrava oficinas de cante flamenco. Vim aprimorando o ensino através da própria dinâmica. Essas meninas mergulharam de cabeça em minha proposta e o resultado está aí. Cantar em coro permite ao tímido soltar-se mais; ensina muito disciplina e foco e, principalmente, integrar-se, compartilhar, harmonizar-se com o outro. Quando iniciamos, em 2015, não podíamos, nem eu nem elas, sequer vislumbrar o quão intenso seria o desfrute. Elas são colheita de frutos viçosos de uma sementinha plantada com simplicidade e muita devoção. Muitas de nós, por vezes, chegamos angustiadas por problemas profissionais, preocupações familiares… e saímos sorrindo sempre!”, comenta Helena de Los Andes.

A estreia no palco aconteceu em 2015 – no espetáculo ‘Alma Y Olé’ – e hoje o Coro Flamenco Café Tablao conta com as vozes de Ana Maria Cantón, Daniela Camargo, Dê Arg, Eneida Baccaro, Giorgia Felippe, Juliana Belaz, Lorena Von Paumgartten, Mare Rosada, Sofia Coto e Vanessa Pires. No show em Campinas elas se juntam ao Coro Flamenco Su Salud, da Academia Flamenca da diretora, bailaora e produtora Roberta Minieri, de São Paulo, com mais oito vozes, dirigidas por Helena.

Aulas abertas com o bailaor Fábio Rodriguez

E outra novidade do Café Tablao para 2017 é a entrada do bailaor Fábio Rodriguez no corpo docente regular da escola. Nascido em família de artistas, Fábio Rodriguez começou seus estudos de baile flamenco em São Paulo e aperfeiçoou-se em experiências internacionais com alguns dos melhores bailaores flamencos da atualidade. Já se apresentou em países como Espanha, Itália e China, e, de volta ao Brasil, dá aulas em São Paulo, Belo Horizonte e agora também em Campinas, no Café Tablao, sempre às quartas e quintas, para todos os níveis – inclusive iniciantes.

Para as comemorações de aniversário do Café Tablao, o bailaor, que também fará apresentações regulares na Cia. Profissional Café Tablao, promove uma aula aberta no dia 28/01, às 17h. Para esta aula, as inscrições gratuitas podem ser feitas para quem já tem, pelo menos, um semestre de experiência com a dança flamenca.

SERVIÇO

Tablao de Cumpleãnos – II Encontro de Coros Flamencos CPS/SP
Apresentação dos Corais Flamencos Café Tablao e Su Salud
Dia 28 de janeiro de 2017
Sábado, 20h
Local: Espaço Cultural Café Tablao
Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063 – Campinas/SP
Ingressos: R$ 30,00
Informações: (19) 99335.0838 | contato@cafetablao.com.br

Aula aberta gratuita com o bailaor Fábio Rodriguez
Dia 28 de janeiro
Sábado, 17h
Local: Espaço Cultural Café Tablao
Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063 – Campinas/SP
Inscrições e Informações: (19) 99335.0838 | contato@cafetablao.com.br