Café Tablao abre as portas para celebrar a tradicional ‘Feria de abril’ em Campinas

Café Tablao - Feria de Abril

A ‘Feria de abril’ é um dos eventos mais importantes e tradicionais da Espanha, que acontece desde 1847 em Sevilha. Anualmente, famílias, amigos e turistas se encontram a céu aberto para manter a tradição da gastronomia, música e danças locais, principalmente as Sevilhanas, a dança típica mais famosa da cidade.

Transportando esse clima familiar de festa, alegria e comemoração para Campinas, o Espaço Cultural Café Tablao abre suas portas, de 25 a 30 de abril, para mostrar um pouco da cultura espanhola para o público em geral, que poderá assistir às aulas e conhecer um pouco mais sobre a rotina de um ambiente flamenco.

Entre os dias 25 e 28 de abril, a escola estará aberta para os visitantes a partir das 19h, horário em que, diariamente, haverá apresentações de sevilhanas, dança popular flamenca. Na sequência, a escola segue com a programação de aulas abertas ao público. A entrada é franca e no dia 29 os visitantes ainda vão poder aproveitar o happy hour flamenco, com comidas e bebidas típicas, como tapas e sangrias, além de música ao vivo.

No sábado, dia 30 de abril, a escola fica aberta a partir das 09h. Às 11h30, haverá aula gratuita de sevilhanas aberta a todo o público, sem a necessidade de conhecimento prévio da dança e para pessoas de qualquer idade. As inscrições podem ser feitas pela página do Café Tablao no Facebook (https://www.facebook.com/cafetablao).

DIA MUNDIAL DA DANÇA

As comemorações da ‘Feria de Abril’ no Café Tablao ocorrem na semana do dia 29 de abril, data em que é celebrado o Dia Internacional da Dança. O dia foi instituído pela UNESCO, organização que também incluiu, em 2010, o flamenco na lista de patrimônio imaterial da Humanidade.

Além de ajudar no combate ao stress e trazer significativas melhoras na auto-estima, o flamenco trabalha a coordenação motora, postura, expressão corporal e facial, e percepção rítmica, através do sapateado e trabalho de braços, manuseio de adereços como leques, xales e castanholas.

O flamenco vai muito além da dança: envolve música, ‘cante’, história, tradição e cultura. É uma atividade democrática, em que homens, mulheres, adultos e crianças são bem vindos, pois, em sua origem, o flamenco ia passando de geração para geração e os filhos aprendiam a bailar ainda crianças, com seus pais. “Com a Feria de Abril, a gente quer apresentar ao público esse clima flamenco, de amizade e confraternização, e, de quebra, celebrar o Dia da Dança, uma atividade prazerosa, que, além de fazer bem para o corpo, dá ânimo e alivia o stress”, finaliza Karina Maganha.

SERVIÇO

Feria de Abril
Café Tablao
25 a 29 de abril – A partir das 19h
30 de abril – A partir das 9h
Local: Café Tablao
Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 1063 – Campinas/SP
Entrada franca

Para aula de sevilhanas no sábado (30/04), as inscrições devem ser feitas pela página do Café Tablao no facebook: https://www.facebook.com/cafetablao.

Deixe uma resposta