Billy Elliot

Billy Elliot

Billy Elliot é, de longe, um dos meus filmes favoritos. Já o assisti por diversas vezes, e sempre me emociono muito. E é por isso que o escolhi para ser a primeira indicação deste canal.

O filme é delicado e muito atual, com conflitos reais que vemos no dia a dia quando o assunto é o polêmico “homens dançando”. O desejo de Billy de dançar é tocante, e não tem como não embarcar com ele na busca pelo seu sonho, enfrentando a família e tendo o apoio total dado pela professora.

Em 2005 o filme teve a sua versão levada para os palcos em formato de musical, estreando no West End de Londres, com músicas de Elton John e letras de Lee Hall, que escreveu o roteiro do filme. Em 2008 o musical chegou aos palcos da Broadway, onde teve quinze indicações ao Tony, ganhado em dez, incluindo melhor musical. Em 2013 o musical fez uma turnê no Brasil, em São Paulo, sendo a primeira vez que um país latino-americano recebeu a visita deste musical bem como Billy Elliot foi o primeiro musical a levar sua turnê internacional para o Brasil desde Cats, em 2006.

SINOPSE

Tendo como pano de fundo a greve dos mineradores na Inglaterra, esta comédia musical mostra o jovem Billy Elliot (o estreante Jamie Bell) e a descoberta que deixou seu pai de cabelos em pé – sua inesgotável paixão pela dança. Ao chegar na puberdade, Billy percebe que prefere a companhia das garotas nas aulas de balé – que ele frequenta escondido – a lutar boxe, como os mais velhos querem. E não demora muito para que sua professora de balé (Julie Walters) chegue a conclusão de que o menino tem talento. Porém, seu pai (Gary Lewis), um sisudo e tradicional minerador de carvão, não gosta nem um pouco da ideia de ver seu filho calçando sapatilhas.

TRAILER


Billy Elliot (Infelizmente, não achei um trailer legendado ou dublado)

ONDE COMPRAR

SERVIÇO

Título original: Billy Elliot
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Jamie Bell, Julie Walters, Jamie Draven, Gary Lewis, Jean Heywood, Stuart Wells, Nicola Blackwell.
Ano de Lançamento: 2000
Tempo de Duração: 111 minutos
Nacionalidade: Reino Unido
Classificação indicativa: 12 anos