Ballet Stagium leva ‘Fon Fon’ e ‘Kuarup’ para o palco do Teatro Sérgio Cardoso

O Teatro Sérgio Cardoso recebe nos dias 16 e 17 de junho o Ballet Stagium, em um programa duplo, com os espetáculos ‘Fon Fon’ e ‘Kuarup’. Ao apresentar as duas obras num mesmo programa, o Ballet Stagium, com 46 anos de existência, coloca em evidência o seu constante trânsito entre tradição e ruptura, estabelecendo uma estética própria e uma linguagem que propõe refletir o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural.

Fon Fon! Obra de 2017 homenageia a produção cultural brasileira do início do século XX. O nome do espetáculo é uma referência à revista de variedades criada em 1907 no Rio de Janeiro.

O trabalho é baseado na obra pioneira de Chiquinha Gonzaga. O espetáculo parte de uma pesquisa da companhia em torno da produção fonográfica do início do século XX, com especial ênfase para as gravações que Aracy Cortes fez para composições de Chiquinha Gonzaga.

“Fon Fon!, além de resgatar a obra musical das duas importantes figuras da música popular brasileira, procura destacar o pioneirismo e a relevância de Chiquinha e Aracy, mulheres que enfrentaram preconceitos e barreiras sociais e simbólicas para se consolidar no cenário cultural brasileiro.”
Decio Otero

Kuarup ou a Questão do Índio teve sua estréia em 1977, num dos períodos mais obscuros da história política do Brasil. A obra é considerada um marco da dança por apontar uma política cultural para o país, rompendo amarras e limites entre arte, educação e consciência histórica. A coreografia foi apresentada em todo o território nacional, América Latina e Europa, que somam mais de 400 apresentações.

As questões das sociedades indígenas inseridas no contexto atual tiveram retrocessos mais que significativos, tanto nas demarcações das terras como no detrimento de suas identidades. As leis recuam ao invés de se legitimarem.

Remontar Kuarup nos seus 40 anos de existência extrapola as comemorações, torna-se fundamental para nos reconhecermos como território existencial

Crédito da Foto: Arnaldo Torres | Cena de Kuarup

Serviço

‘Fon Fon’ e ‘Kuarup’
Ballet Stagium
Dias 16 e 17 de junho de 2018
Sábado às 21h, domingo, às 18h
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingresso: R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (a meia)
Informações: (11) 3288-0136
Capacidade de público: 835 lugares
Classificação etária: Livre
Duração: 1h20min

Deixe uma resposta