Ballet Stagium apresenta Memória e Preludiando no Teatro J. Safra

Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Ballet Stagium ao longo destes 46 anos. Tomando como fio condutor o sistema coringa, os bailarinos se transportam para algumas das propostas do Stagium exploradas desde a sua fundação em 1971. Assim, da obra “Jerusalém” de 1974, que recebeu na época o Grande Premio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, dá um salto para questão indígena, “Kuarup” de 1977”, trabalho/denúncia que percorreu todo o Brasil, America Latina e Europa. De “Coisas do Brasil” de 1979, uma visão crítica da nossa história, um salto para o sofisticado tango de Piazzola, para a bela musica de Ary Barroso e as fundamentais canções de Chico Buarque. É o Stagium em constante trânsito entre tradição e ruptura, resgatando a si próprio numa emocionante viagem no tempo. Preludiando é mais do que uma coreografia: é uma tomada de posição. Quando tem a sobrevivência ameaçada.

O Ballet Stagium resiste fazendo justamente o que corre o risco de ver extinto: a sua dança. Dessa vez, a prioridade está nos bailarinos e nos movimentos que eles desenham com a força e o emprenho daqueles que se comprometem e honram a relevância do seu fazer. Um elenco, cuja escolha ética, merece o nosso respeito. Preludiando chama a atenção para a maneira de lutar pela sobrevivência sem abrir mão de seus valores.

Décio Otero e Márika Gidali nos fazem olhar para um traço fundamental na linguagem que vem desenvolvendo há 45 anos, que coletaram nos encontros do Stagium com um Brasil que ainda não havia tido contato com este tipo de dança. Nesse momento, o Stagium reafirma as escolhas que pavimentam o seu percurso ao resgatar o compositor brasileiro Claudio Santoro do esquecimento no qual tem sido mantido.

FICHA TÉCNICA – Preludiando

Coreografia, seleção musical e figurinos: Décio Otero
Direção teatral: Marika Gidali
Música: Claudio Santoro
Edição da trilha sonora e projeção: Marcelo Aharon Gidali
Desenho de luz: Décio Otero e Marcelo Aharon Gidali
Locução: André Falcão
Montagem cênica: Marcos Palmeira
Secretário: José Luis Oliveira
Pesquisa: Decio Otero, Marika Gidali, Marcelo Aharon Gidali, Ademar Dornelles e Fabio Villardi
Bailarinos: Paula Perillo, Ariadne Okuyama, Roberta Silva, Raquel Gattermeier, Luiza Vilaça, Sabrina Cavallari, Eugenio Gidali, Marcos Palmeira, John Santos, Gustavo Lopes, Alexandre Bóia e Vinicius Anselmo
Assessoria de Imprensa: Fabio Villardi
Professores: Yoko Okada e Decio Otero
Fotografia: Arnaldo Torres e Emidio Luisi
Produção Executiva: Edgard Duprat
Coordenação Geral: Marika Gidali
Agradecimentos: Fundação Padre Anchieta – Rádio e TV Cultura; APAA

SERVIÇO

Memória e Preludiando
Ballet Stagium – 46 anos
Dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2017
Sexta e Sábado às 21h30, Domingo, às 20h
Local: Teatro J. Safra
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo – SP
Ingressos: R$ 20,00 a R$ 50,00 (inteiras)
Vendas on-line: Compre Ingressos
Informações: (11) 3611-3042
Classificação: Livre
Duração: 60min