Balé da Cidade de São Paulo traz ao Brasil a coreógrafa americana Francesca Harper para criar ANATOMIA 1

A coreógrafa americana Francesca Harper está no Brasil para criação de ANATOMIA 1 para o Balé da Cidade de São Paulo. A estreia mundial acontece no dia 05 de outubro no Theatro Municipal. A partir de composições de Johann Sebastian Bach, a coreografia explora e celebra o poder da unidade e da resiliência humana.

Francesca Harper é a primeira coreógrafa internacional convidada por Ismael Ivo desde que assumiu a companhia em janeiro deste ano. A escolha de Harper para o Balé da Cidade se deve ao alto nível técnico da coreógrafa, destacando o trabalho icônico com William Forsythe (coreógrafo reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho com o Ballet de Frankfurt), bem como a sua objetividade em refletir os momentos da sociedade. “Francesca é um dos maiores nomes da dança atual contemporânea e é um orgulho trazer uma mulher como minha primeira coreógrafa internacional convidada”, afirma Ismael Ivo.

Francesca Harper

Bailarina e coreógrafa, Francesca Harper tem um longo histórico profissional, tendo passado pelo Dance Theatre of Harlem, em Nova York. Um dos pontos altos da sua carreira se deu sob a direção do coreógrafo William Forsythe no Ballet Frankfurt, onde foi solista por 5 anos. Em Frankfurt, Francesca trabalhou com os designers Issey Miyake e Gianni Versace, e atuou no filme Dancing Pleats, uma retrospectiva de 30 anos do trabalho de design de Issey Miyake no Japão.

De volta à Nova York, Harper coreografou obras para o Alvin Ailey American Dance Theatre. As suas criações também já foram apresentadas no Ailey II, Tanz Graz, Hubbard Street II, Dallas Black Dance Theatre, entre outros. Harper também serviu como consultora de balé para o filme Cisne Negro, de Darren Aronofsky, e estrelado por Natalie Portman. Portman ganhou um Oscar por sua atuação na produção.

Francesca também foi destaque na ópera Zinnias – The Life of Clementine Hunter, dirigido por Robert Wilson. Ela recebeu um Prêmio de História Viva em 2013 durante o mês da história negra da Universidade de Long Island, em Nova York, nos Estados Unidos.

Crédito da foto: Ismael Ivo e Francesca Harper | Foto: Lotus Fotografia

Deixe uma resposta