Balada da Virgem – em nome de Deus segue em temporada no Kasulo Espaço de Cultura e Arte

Crédito da foto: Junior Cecon

O espetáculo Balada da Virgem – em nome de Deus da Cia Carne Agonizante, segue em nova temporada no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, em São Paulo, até o dia 15 de dezembro. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos a partir de 30 minutos antes de cada apresentação.

De criação e direção de Sandro Borelli, o espetáculo investiga a figura emblemática da heroína francesa Joana D’Arc. Oriunda de uma família de camponeses pobres, analfabeta e religiosa, tornou-se figura lendária por sua coragem e determinação ao ter comandado as tropas francesas na Guerra dos 100 anos, lutando sob o comando de mensageiros dos céus (como afirmava) pela libertação da França contra o domínio da Inglaterra.

Foi capturada pelo exército inglês e condenada à fogueira em 1431 pela igreja católica, acusada pelo crime de heresia. Ironicamente, quase 500 anos depois de sua morte, foi canonizada pela própria instituição religiosa que a executou, tornando-se santa e padroeira do país.

Balada da Virgem – em nome de Deus, alimenta-se da força, da fragilidade física e espiritual e das possíveis contradições políticas e religiosas contidas na personalidade dessa mulher. Suas dores, angústias e perturbações, movidas por uma convicção irrefreável de fé, foram transformadas em uma tensão corporal permanente, buscando um estado físico de dramaticidade cênica numa liturgia coreográfica, num revezamento entre os intérpretes Renata Aspesi, Alex Merino e Rafael Carrion.

Dentre os tantos significados e subjetividades que a arte contemporânea permite em suas gestações, a criação converteu o palco em um cárcere privado, lugar de privações de todo tipo, onde o apego à vida se esvaiu por completo. “O mito em suas últimas horas de vida. Assim surgiu Balada da Virgem – em nome de Deus” afirma Borelli.

A nova temporada do espetáculo integra as ações do projeto ‘Corpo: protagonista perpétuo das dores do mundo’ contemplado pela 26ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Ficha Técnica

Concepção, Coreografia, Direção e Luz: Sandro Borelli
Intérpretes: Renata Aspesi ou Alex Merino ou Rafael Carrion
Assistência Coreográfica: Rafael Carrion
Trilha Sonora: Gustavo Domingues*
Luz: Sandro Borelli
Figurino e cenário: Grupo
Arte Gráfica: Gustavo Domingues
Fotografia: Júnior Cecon
Preparação Corporal: Sandro Borelli, Vanessa Macedo e Mário Nascimento
Direção de Produção: Júnior Cecon
*A trilha sonora contém trechos das obras de Olafur Arnalds e Levon Minassian & Armand Amar.

Serviço

Balada da Virgem – em nome de Deus
Cia Carne Agonizante
Temporada até 15 de dezembro de 2019
Sextas e sábados, às 20h, e domingos às 18h
Local: Kasulo Espaço de Cultura e Arte
Rua Souza Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP
Ingresso: R$ 20,00 (inteira)
Duração: 45min
Classificação: Livre

Deixe uma resposta