Notícias

…AVOA! Núcleo Artístico faz temorada em São Paulo com estreia e workshops gratuitos

AVOA_1

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) 2015, Núcleo Artístico conhecido por suas apresentações nas ruas da cidade de São Paulo e vencedor de dois prêmios, fará 15 apresentações e workshops gratuitos no Estado de São Paulo

Desde 2006 se apresentando nas ruas da capital paulista e recebendo apoios e copatrocínios municipais para criação e manutenção de pesquisa em espaços públicos urbanos, o AVOA! Núcleo Artístico propõe agora um duo de dança contemporânea, Morada do Tempo, em espaços fechados, onde o eixo é a descoberta da formação do gesto.

A peça coreográfica – criada e interpretada pela coreógrafa e bailarina Luciana Bortoletto, de 36 anos (em destaque na foto abaixo à esquerda), e pela atriz da Companhia do Miolo Edi Cardoso, de 35 anos (na foto à direita), com orientação dramatúrgica de Valéria Cano Bravi – será apresentada em diferentes cidades do Estado de São Paulo e na capital, com estreia no Guarujá em 12 de agosto, encerrando em Taboão da Serra no dia 20 de setembro.

Os espaços das apresentações diferem em cada cidade, ou seja, a peça terá de se adaptar ao lugar, trazendo sempre uma experimentação distinta tanto para quem a interpreta quanto para o público.

O objetivo será mostrar a dança que nasceu dos gestos singulares trazidos por duas mulheres, carregados de histórias e significados, que resultaram na construção de uma nova poética, um duo de dança contemporânea.

Workshops – Além das apresentações, serão ministrados workshops gratuitos com duração de 3 a 4 horas, para 20 pessoas, nos quais será experimentado e apresentado o processo de criação da peça.

PROGRAMAÇÃO

Data: 12 e 13 de agosto
Local: Guarujá – Ateliê Artes do Palco, Rua Washington, 201 – Centro
Horário: 20 horas
Workshop: 13 e 14 de agosto
Horário: das 10 às 14 horas

Data: 20 e 21 de agosto
Local: São Paulo- KASA KA DANCA- Rua Apinajés, 1.749 – Sumaré.
Horário: 21 horas
Workshop: 20 e 21 de agosto
Horário: das 13 às 16 horas

Data: 27 e 28 de agosto
Local: São Bernardo do Campo – Centro Livre de Artes Cênicas – Clac – Praça São José, 240 – Baeta Neves
Horário: 20 horas
Workshop: 27 e 28 de agosto
Horário: das 11 às 14 horas

Data: 3 e 4 de setembro
Local: Sesc São José do Rio Preto – Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 – Chácara Municipal.
Horário: 20 horas
Workshop: 3 e 4 de setembro
Horário: das 14 às 17 horas

Data: 7, 8 e 10 de setembro
Local: São Paulo – Centro de Referência da Dança (CRD) – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Galeria Formosa – Centro
Horário: 19 horas
Workshop: 9 de setembro
Horário: das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas (sala 5)

Data:17 e 18 de setembro
Local: Santo André – Escola Livre de Teatro – ELT – Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Terezinha
Horário: 19 horas
Workshop: 16/9
Horário: das 14 às 17 horas

Data: 19 e 20 de setembro
Local: Taboão da Serra – Grupo Clariô de Teatro, Rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia
Horário: 21 horas
Workshop: 20/9
Horário: das 14 às 17 horas

FICHA TÉCNICA

Concepção: …AVOA! Núcleo Artístico
Duração: 40 minutos, classificação livre
Criação e interpretação: Edi Cardoso e Luciana Bortoletto
Orientação em Dramaturgia da Fisicalidade: Valéria Cano Bravi
Preparação Corporal: Robson Lourenço (Embriologia e Dança), Valéria Cano Bravi e Maria Mommensohn (Laban)
Figurino e cenografia: Telumi Helen
Ambientação sonora: Luciana Bortoletto e colaboração de Laura Wrona
Designer Gráfico: Laura Wrona
Assistência de Produção e Técnica de Luz e Som: Felipe de Galisteo
Produção: Aline Grisa/Bufa Produções
Assessoria de imprensa: Jerusa Rodrigues

HISTÓRICO DO NÚCLEO

O …AVOA! Núcleo Artístico surgiu em 2006 após seis anos de parceria artística entre o fotógrafo de palco Gil Grossi e a coreógrafa e intérprete de dança Luciana Bortoletto. Eles se conheceram em 1999, no Estúdio Nova Dança, em São Paulo, onde desenvolviam estudos, pesquisa e criação. Juntos, investigaram possíveis diálogos entre dança contemporânea, poesia haicai e linguagem fotográfica, atuando especialmente em espaços públicos de grande circulação e ambientes intimistas.

Nesse mesmo período já mantinham contato com Valéria Cano Bravi, Robson Lourenço e Maria Mommensohn, por causa das atividades com fotografia de palco e também no ambiente de pesquisa, criação e formação artística em que estavam inseridos na cidade de São Paulo. Em 2005, Luciana Bortoletto estreia o espetáculo solo TOCA, com direção de Letícia Sekito, na tradicional mostra Feminino na Dança, do Centro Cultural São Paulo. A partir de 2006, o núcleo recebeu seu nome e, posteriormente foi contemplado com apoios de copatrocínio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, para criação e manutenção de pesquisa em dança; recebeu o 1º Prêmio Denilto Gomes/2013 e Sesi Dança/2007. É idealizador do GIRE – grupos Independentes em Rede, ação continuada que propõe ações artísticas entre grupos que atuam com dança em contexto urbano e realiza oficinas para públicos interessados em dança e poesia. Também integrou a Bienal Sesc de Dança/2013, Festival Internacional Visões Urbanas, com a performance coreográfica Solo de Rua apresentada no Brasil e em Portugal como núcleo convidado, entre outros. A parceria com a atriz e dançarina Edi Cardoso se consolidou em 2014, quando passou a integrar o …AVOA! Núcleo Artístico como criadora-intérprete de dança na criação coreográfica Pequena Dança para crescer nos vãos, desenvolvida especialmente para a antiga Rua São Bento, no centro histórico de São Paulo.

Deixe um comentário