Ator e bailarino moçambicano Pak Ndjamena estreia espetáculo no Brasil

O ator, bailarino, coreógrafo e performer moçambicano Pak Ndjamena faz a estreia no Brasil do seu novo espetáculo, Influx, no Rio de Janeiro. Será durante o Sesc EntreDança 2019, um dos maiores eventos de dança do país que teve início na última quarta-feira (30/4) e se estende até o dia 2 de junho. O artista apresenta duas sessões. A primeira na sexta-feira (3/5), no Sesc Ramos, às 19h30, e a segunda no domingo (5/5), no Sesc Copacabana, às 19h.

Trata-se de uma instalação em movimento, onde o corpo se transforma num objeto humano que se move ao som de uma máquina de costura. A montagem inspira a reflexão sobre a migração, não de pessoas entre fronteiras geográficas e políticas, mas sim de ideias e objetos carregados por pessoas no espaço urbano. Com carreira iniciada em 1996, Pak Ndjamena tem formação em Dança Contemporânea. Participou de vários festivais, projetos nacionais e internacionais, destacando-se com os coreógrafos Maria H. Pinto, Augusto Cuvillas, Miguel Pereira, Horácio Macuacua e Panaibra Gabriel. Atualmente reside em Moçambique e dirigi os seus projetos dentro e fora do país, tendo ministrado aulas e oficinas de dança contemporânea a todos os níveis e técnicas para profissionais e amadores.

Em sua quarta edição, o evento – que rendeu ao Sesc RJ a indicação ao Prêmio Cesgranrio 2018 na categoria especial – traz como tema “O corpo negro”. Com curadoria do Sesc RJ e cocuradoria da artista, pesquisadora e docente Carmen Luz, o Sesc EntreDança 2019 mostra um conjunto multifacetado de obras de dança criadas e executadas por artistas, negros e negras, de diferentes gerações, percursos, estéticas, metodologias, classes, pontos-de-vista e pertencimentos. A programação busca o reconhecimento pleno dos fazeres e moveres destes artistas – no palco e fora dele, estimulando a construção de novas compreensões sobre os diversos lugares de fala e reivindicações dos mesmos.

Até o dia 2 de junho, o Sesc EntreDança vai movimentar unidades do Sesc RJ na capital, Região Metropolitana e Interior, além de espaços públicos e de parceiros. Serão 75 apresentações de 14 grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Togo e Moçambique. Dos 14 espetáculos, 11 são inéditos no Rio ou estão estreando nacionalmente no estado. Os ingressos populares custam entre R$ 2,50 e R$ 30. Estudantes de dança não pagam.

Espaços que integram a cartografia da dança negra na cidade também recebem atividades. São eles a Casa do Jongo, a Escola Carioca de Danças Negras, a Roda Cultural de Olaria, além do Terreiro Contemporâneo, berço da Segunda Black, projeto vencedor do Prêmio Shell 2018.

A programação completa está disponível em nosso site, neste link: http://bit.ly/2GtnM3T

Crédito da foto: Yassmin Santos

Serviço

Influx
Pak Ndjamena
Dia 03 de maio de 2019
Sexta, 19h30
Local: Sesc Ramos
R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2290-4003

Dia 05 de maio de 2019
Domingo, 19h
Local: Sesc Copacabana
R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2548-1088

Deixe uma resposta