‘As Escolas de Ballet e Seus Métodos’ é o tema da II Jornada Pedagógica de Dança Clássica

O Ballet Mercedes Beltrán, em parceria com O Clube Paineiras do Morumby da cidade de São Paulo, Brasil, convida todos a participarem da II Jornada Pedagógica de Dança Clássica com o tema As escolas de ballet e seus métodos que será realizado nos dias de 20, 21, 22 e 23 de Junho de 2019, das 10h às 18h, no Clube Paineiras do Morumby, Av. Dr Alberto Penteado 605, Morumbi, São Paulo, Brasil.

O evento tem como objetivo fazer um estudo dos métodos de ensino das escolas de balé existentes, por meio de intercâmbio de experiências profissionais artístico – pedagógicas e entre as escolas, academias e instituições representativas docentes da dança clássica do Brasil e da região.

A proposta é criar grupos de estudos interessados em conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos com a técnica, estilo e interpretação dos métodos de ensino das escolas de balé reconhecidas internacionalmente, especificamente as escolas russa, inglesa e cubana; abordar temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem; como melhorar um processo que constantemente apela ao enriquecimento, um pensamento contínuo sobre o que fazemos e como fazemos. Estudar os seguintes aspectos de cada escola: Antecedentes Históricos; Coreógrafos Principais; Principais bailarinos e Pedagogos; Vocabulário Acadêmico; Coreografias; Escolas e Companhias representativas; realizar um estudo comparativo da metodologia de ensino das escolas de balé já estudadas.

O evento é dirigido a professores, pedagogos, especialistas, estudantes e bailarinos. Os inscritos serão agrupadas em duas categorias: Ensino e Artístico. Na Categoria de Ensino serão agrupados os especialistas, pedagogos, professores e observadores; na Categoria Artística, os estudantes de balé e bailarinos. A Categoria de Ensino tem acesso livre a todas as atividades programadas no evento já a Categoria Artística só terá acesso as aulas práticas, workshop e mostra de encerramento. Os matriculados nesta categoria deverão ter conhecimento básico de dança clássica, com pelo menos dois anos de estudo.

Nesta edição os diretores e professores das escolas, academias o grupos participantes poderão inscrever seus alunos para participar das atividades programadas na Categoria Artística e da Gala de Encerramento no final do evento onde serão entregues os Certificados de Participação e Bolsas de estudos para o Curso de Verão de 2020 da Cátedra de Dança do Ballet Nacional de Cuba e Summer, no mês de Julho 2019, da Academia de Ballet e Dança Annarella Leiria, Portugal.

O programa inclui aulas práticas demonstrativas dos diferentes métodos de ensino das escolas russa, inglesa e cubana, palestras abrangendo os aspectos históricos, características e fundamentos estéticos de cada escola, mostra de aulas didáticas dos estilos de À. Bournonville da escola danesa e de G.Balanchine, da escola americana; aula magistral de estilos clássico e romântico, workshop de duo clássico e virtuosismo masculino e Gala de Encerramento.

A II Jornada Pedagógica de Dança Clássica contará com a transmissão de experiências de trabalho de prestigiados artistas e professores do Brasil, Rússia e Cuba de reconhecida trajetória internacional. Entre os convidados, está confirmada a presença do historiador do Balé Nacional de Cuba, Professor Titular da Universidade das Artes de Havana, Cuba, Dr Miguel Cabrera. Estarão presentes ainda Mercedes Beltran, Aracy de Almeida, Fellipe Camarotto, Iryna Kosareva, Karen Ribeiro, Carol Pagano, Rosely Chamma e Bia Francini.

Para maiores informações e inscrições acesse o site www.balletmercedesbeltran.com.

Deixe uma resposta