Aprenda a coreografia e dance com a São Paulo Companhia de Dança e convidados celebrando o Dia Internacional da Dança

Aprenda no vídeo acima a coreografia para dançar no flashmob junto com a SPCD

O Dia Internacional da Dança não passará em branco na cidade de São Paulo. A São Paulo Companhia de Dança – criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – foi convidada pela Secretaria Municipal de Cultura para uma comemoração especial no Centro Cultural São Paulo, no dia 30 de abril, às 15h00. A expectativa é de reunir mais de 80 bailarinos convidados. A entrada é gratuita.

“Nossa comemoração do Dia Internacional de Dança congrega diferentes estilos de dança e mostra que todos falamos a mesma linguagem. Nesse nosso flashmob, teremos a participação de diferentes grupos e também do público presente que poderá aprender a coreografia pelas nossas redes sociais. Será uma grande festa”, conta Inês Bogéa, diretora artística da SPCD.

A apresentação começa com os alunos de sapateado da coreógrafa Chris Matallo em Ubuntu, da própria coreógrafa, seguida de Movimentos Clássicos, de Douglas Nossa, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas, com uma homenagem ao balé clássico. Na sequência, o público assiste ao lyrical jazz do Galpão 1 Erika Novachi, em Heartbeat, coreografia da americana Pat Taylor, seguida do contemporâneo do Grupo Dança sem Fronteiras, de Fernanda Amaral. Para fechar a tarde, a São Paulo Companhia de Dança apresenta Pivô, de Fabiano Lima, coreografia premiada em terceiro lugar pelo Guia da Folha de S. Paulo como melhor coreografia do ano de 2016. Ao final, todos se unem e dançam a mesma sequência coreográfica que poderá ser aprendida pelo público em redes sociais. “Um pequeno vídeo (acima) que une trechos das apresentações de cada um dos grupos será disponibilizado nas redes sociais para que todos possam vir dançar com a gente”, explica Inês.

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1982, o Dia Internacional da Dança comemora o aniversário do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que modificou a forma de se dançar pela inserção do uso da pantomima e por ter escrito várias cartas sobre balé.

Saiba mais sobre a coreografia da SPCD abaixo:
PIVÔ

Coreografia: Fabiano Lima
Música: Quem sabe? (1859) cantada por Adriana de Almeida e executada ao piano por Olinda Allessandrini e Bailado dos Índios da ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896), executada pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, sob regência de Armando Bellardi.
Figurino: Cássio Brasil
Iluminação: Guilherme Paterno
Estreia pela SPCD: 2016, Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, Brasil
Duração: 16 minutos e 5 bailarinos.

Criada para o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros 2016, Pivô é uma coreografia de Fabiano Lima que se vale de referências do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea. Com música de Carlos Gomes, a obra traz para cena o ambiente brasileiro com sonoridades conhecidas. O figurino de Cássio Brasil dialoga com a luz de Guilherme Paterno e evidencia as diferentes camadas de cor da obra. “É uma coreografia de troca e percepção para entendermos como essa dança passa de um corpo para o outro. Gosto de trabalhar com elementos cênicos, dá identidade aos meus trabalhos”, fala o coreógrafo.

SERVIÇO

São Paulo Companhia de Dança e Convidados
Dia 30 de abril de 2017
Domingo, às 15h
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis