Após 40 anos, Kuarup, do Ballet Stagium, volta ao palco do Theatro Municipal de SP

“Qualquer que seja nossa filosofia de vida, a cor de nossa pele, a origem de nossos pais, todos temos em comum algo de muito importante: Um profundo amor pela nossa terra. Kuarup é uma obra feita com carinho. Para você que nasceu aqui, que mora aqui e que gosta daqui.”
Decio Otero

Nos dias 02, 03 e 04 de julho de 1977, Kuarup estreava no Theatro Municipal de São Paulo. Quarenta anos depois, nos dias 09 e 10 de outubro, o Ballet Stagium retorna ao palco do Theatro Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com o espetáculo ‘Kuarup ou a Questão do Índio’  prestando uma homenagem aos bailarinos que participaram da companhia em épocas diferentes e tornaram possível alcançar este momento. As apresentações serão gratuitas.

A remontagem de “Kuarup ou a Questão do Índio” é de suma importância para o movimento de dança no país. A obra estreou em 1977, num dos períodos mais obscuros da história política do Brasil. Considerada como um marco da dança apontando uma política cultural para o país. Kuarup foi apresentada em todo o território nacional, América Latina e Europa, somando mais de 400 apresentações.

As questões dos povos indígenas inseridas no contexto atual tiveram retrocessos significativos, tanto nas demarcações das terras como no detrimento de suas identidades. As leis recuam ao invés de se legitimarem.

Remontar Kuarup nos seus 40 anos de existência extrapola as comemorações, torna-se fundamental para nos reconhecermos como território existencial.

Marika Gidali – Décio Otero

Ficha Técnica

Coreografia: Décio Otero
Direção teatral: Marika Gidali
Musicas originais do Alto e Baixo Xingú: Christoph Gluck
Figurinos: Clodovil Hernandes
Adereços: Claudio Tapeceiro
Apresentação: Oswaldo Mendes
Desenho de Luz: Decio Otero
Iluminação e sonorização: Marcelo Aharon Gidali
Vídeo: Edgard Duprat
Produção: Marika Gidali, Marcos Palmeira, Fabio Villardi
Secretario: José Luis Oliveira
Professores: Yoko Okada e Decio Otero
Fotografia: Arnaldo Torres e Emidio Luisi.
Mentor Intelectual: Ademar Guerra (em mamória)
Bailarinos: Ariadne Okuyama, Luiza Vilaça, Eugenio Gidali, Marcos Palmeira, John Santos, Gustavo Lopes, Pedro Camargo, Julia Carvalho, Roberta Vital,Leila Barros, Thais Aguiar, Giovanna Acácio, Nayara Rodrigues, Vinicius Anselmo, Afonso Monteiro e Fabio Villardi (que fez parte do 1º elenco)

Crédito da foto: Arnaldo J. G. Torres

Serviço

Kuarup ou a Questão do Índio
Ballet Stagium
Dias 09 de 10 de outubro de 2017
Segunda e terça, às 20h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis (retirar duas horas antes de cada espetáulo)
Informações: (11) 3062-2564

Deixe uma resposta