Aos Vencedores, as batatas

aos vencedores as batatas espeta¦üculo foto ligia jardim09
A palavra “ruptura” serve de ignição para cinco coreografias, costuradas com humor, irônico e crítico, às angústias do homem contemporâneo.

A Cia Fragmento de Dança, dirigida pela coreógrafa e bailarina Vanessa Macedo, ocupa a Sala Paissandu do Centro de Dança Umberto da Silva (2º andar da Galeria Olido) com seu mais recente trabalho, “Aos Vencedores, as batatas”, em temporada de 16 a 19/10 (quinta a sábado, 20h; domingo, 19h). Gratuitas, as apresentações fazem parte de projeto contemplado pelo 16º edital do Programa de Fomento à Dança.

“Aos Vencedores, as batatas” se constrói com cinco solos, disparados pela experiência pessoal de cada um dos intérpretes da companhia – Chico Rosa, Maitê Molnar, Jéssica Moretto, Rafael Sertori e Rafael Edgar -, sobre o sentido da palavra ruptura. Em princípio sem ligação aparente – desconforto com o próprio tamanho, impossibilidade de choro, universo dos sonhos, isolamento e transformação –,as coreografias foram criadas com base nesses desejos e afetos individuais amalgamados às angústias universais do homem contemporâneo. “Os temas ganharam amplitude quando passaram a ser observados criticamente para além da subjetividade; e é na transposição da individualidade para o mundo, que acontece a conexão para a construção dramatúrgica”, reflete Vanessa Macedo.

Diferente de todas as criações da companhia – ao todo 12, em 12 anos de trajetória contínua – , “Aos vencedores…” traz o universo do humor, irônico e crítico, e aponta o dedo para nossos próprios fracassos quando tentamos subverter questões em que estamos por demais inseridos. Por isso, o título empresta a frase emblemática de personagem de Machado de Assis, no livro Quincas Borba, em que o autor critica os costumes de seu tempo e aponta a transformação do homem em objeto do próprio homem e a sua “coisificação”.

SINOPSE

Um show de talentos? Um espaço de testemunhos? Cinco solos desenvolvidos, cada qual com uma temática própria, partindo de um entendimento individual sobre a palavra “ruptura”. Os intérpretes trouxeram seus assuntos e a coreografia foi criada com base nesses desejos e afetos individuais conectados ao universo do homem contemporâneo. São as diferenças e não as semelhanças que buscam um espaço de conexões para a construção dramatúrgica. Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo. Com Chico Rosa, Maitê Molnar, Jéssica Moretto, Rafael Sertori e Rafael Edgar.

FICHA TÉCNICA

Concepção, coreografia e direção: Vanessa Macedo
Intérpretes criadores: Chico Rosa, Maitê Molnar, Jéssica Moretto, Rafael Sertori e Rafael Edgar.
Figurino: Daíse Neves
Luz: Sandro Borelli
Trilha: Gustavo Domingues
Direção de produção: Vanessa Macedo

SERVIÇO

Aos vencedores, as batatas
Cia Fragmento de Dança
De 16 a 19 de outubro de 2014
Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 21h
Galeria Olido – Sala Paissandu
Av. São João, 473 – 2º andar – República – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Informações: (11) 3397.0170
Capacidade: 146 lugares
Duração: 60 min.
Classificação indicativa: 14 anos