Ana Claudia Viana realiza performance de Pelo Pescoço neste sábado

Em única apresentação, o espetáculo Pelo Pescoço com performance em dança de Ana Claudia Viana, acontece na Casa da Ribeira no dia 10 de agosto às 20h.  A exposição fica em cartaz pela primeira vez na cidade de Ceará-Mirim e compõe a programação de 74 anos da Biblioeca Municipal Dr. José Pacheco Dantas. Aberta a visitação do público do dia 14 de agosto a 14 de setembro, das 08 às 20h.

Pelo Pescoço foi pensada a partir do mal estar/provocação desvelada pelas exibições de uma matéria televisionada sobre o caso de duas mulheres mortas em menos de 24h, ambas pelo pescoço no Estado do RN. Tocado por esses acontecimentos, Daniel Torres aprofundou uma pesquisa sobre o crescente índice de violência contra a mulher neste Estado, e num arranjo artístico, que envolve o feminino, desenvolveu uma série de desenhos que trilharam um roteiro dramatúrgico para a dança nesse projeto. Permitindo-se invadir o universo do imaginário, do surreal, o artista nos revela imagens de um corpo feminino antropozoomórfico, estranho, metamorfoseado e quiçá, erótico.

Enquanto temáticas, a composição em suas tessituras faz um convite à sensação e reflexão. O imaginário da obra PELO PESCOÇO joga luz acerca das questões do universo feminino e da violência contra a mulher (feminicídio), que posteriormente viraram fagulhas sobre a questão ambiental, a pressupostos de ameaça de extinção que esse animal passou a configurar.

Pelo Pescoço é uma obra cênica que entrelaça a performance em dança e os conceitos da instalação – artes visuais. O ato performático desdobra o olhar nascido de uma exposição homônima, cujo protagonista é um personagem antropozoomórfico – cabeça de girafa e corpo de mulher-, e nos dá a ver sobre amarras sutis e lugares de silêncio nos quais a violência da interrupção de um discurso, tanto pode matar, quanto romper em um grito em samba, um êxtase do corpo. Um trabalho realizado por Ana Cláudia Viana – intérprete, e o artista visual Daniel Torres – concepção/direção.

Ficha Técnica

DIREÇÃO E CONCEPÇÃO – Daniel Torres
PERFORMANCE E COREÓGRAFIA – Ana Claudia Viana
TRILHA ORIGINAL – Toni Gregório
TRILHA – Mulher Indigesta – Noel Rosa, Mulher de Verdade – Elino Julião, Vai Passar – Chico Buarque
ILUMINAÇÃO – Camila Tiago e Leila Bezerra
OPERAÇÃO DE LUZ – Leila Bezerra
COSTUREIRA – Goretti Lima
CENOTECNICO – Valdemar Nunes

Serviço

Pelo Pescoço
Ana Claudia Viana
Dia 10 de agosto de 2019
Sábado, às 20h
Local: Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira, Natal – RN
Ingresso: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Vendas on-line: www.sympla.com/casadaribeira
Informações: (84) 98704-0265 (whatsapp)

Deixe uma resposta