A dança e o cinema da Jorge Garcia Companhia de Dança ocupam a Oficina Cultural Oswald de Andrade

De 9 a 18 de abril, a Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta “Plano Sequência / Take 2”, seu mais recente trabalho, remontado em adaptação para a área de convivência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, uma vez que a criação é atravessada pela arquitetura do espaço onde se insere, evidenciando fluxos de trânsitos, afetos e a relação que pode se estabelecer entre corpos, espaços e tecnologia. As apresentações acontecem às terças e quartas, às 19h, e na quinta, dia18, em duas sessões: às 16h e 19h. No dia 10, após a performance, o núcleo artístico conversa com o público sobre os processos de criação de “Plano Sequência / Take 2” e a obra que o antecede, “Take a Deep Breath” (2016).

“Plano Sequência / Take 2” se situa na intersecção entre ato, performance, espetáculo de dança e gravação de filme. Essa forma de fusão de linguagens aponta para um campo ainda pouco explorado, que a Companhia desenvolve desde 2015 e define como Coreocinegrafia, contando mais recentemente com a parceria do cineasta Heitor Dhalia (‘O Cheiro do Ralo’/2006, ‘À Deriva‘/2009, ‘On Yoga‘/2017). A dramaturgia se dá pela vivência no espaço, pela utilização das técnicas que permeiam a dança e o cinema e pelo desejo intuitivo de registrar uma ação.

Em cena, oito intérpretes dançam, filmam, operam equipamentos e apoiam-se mutuamente na construção do acontecimento. O público pode assistir, em tempo real, a gravação de um filme em plano sequência (sem cortes), cujas cenas se encadeiam fluidamente e estão baseadas em coreografias, jogos cênicos e improvisações orientadas.

“Plano Sequëncia / Take 2” é um convite a mergulhar no interior dos mecanismos que sustentam uma ficção, e se reconhecer, coletivamente, como parte de um plano maior de eventos. “No processo artesanal deste acontecimento, o erro, a precariedade, a solução e a dissolução de questões são matéria base para a criação. Ao utilizarmos a manipulação da câmera como gatilho disparador, percebemos as forças coreográficas que regem a execução de um plano que, na linguagem do cinema, corresponde a um intervalo de tempo em que um quadro – uma imagem – permanece sendo captado”, afirma Marina Matheus, assistente de direção da Companhia.

Por “Plano Sequência / Take 2”, a Jorge Garcia Companhia de Dança recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança, e indicação ao Prêmio Governador do Estado de melhor coreografia de 2017.

<center><iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/kFD0kXfogK0″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe></center>

Conversa e videoinstalação

Na conversa do dia 10, após a apresentação, o elenco irá explanar os aspectos principais que estruturam uma Coreocinegrafia – termo utilizado pela Jorge Garcia Companhia de Dança para definir um campo de investigação em dança e cinema – e sobre os caminhos que apontam para a redefinição de concepções do que pode ser dramaturgia na intersecção entre essas linguagens, tendo como ponto de partida as experiências sobre os processos de criação de “Plano Sequência / Take 2” (2017) e “Take a Deep Breath” (2016).

Durante todo o período de apresentações, acontece no espaço expositivo a videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”, com vídeos curta-metragem em plano sequência, que mostram em looping recortes do filme produzido pela Jorge Garcia Companhia de Dança em residência artística na Casa das Caldeiras. Criada como um dos braços da parceria da Cia. com o cineasta Heitor Dhalia, a instalação traz imagens que transitam entre o realismo e a ficção, num cenário em constante reconstrução, atravessado pelo tempo e pelos corpos.

As ações integram o projeto ‘Plano Sequência / Take 2’, contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Ficha técnica

Direção geral: Jorge Garcia
Assistência de direção: Marina Matheus
Interpretação: GiuliLacorte, Mainá Santana, Manuela Aranguibel, Marina Matheus
Artistas convidados: Felipe Teixeira, Mariana Molinos e Jonatan Vasconcelos
Execução da performance musical ao vivo: Eder “O” Rocha
Trilha sonora original: Eder “O” Rocha e Jorge Garcia Companhia de Dança
Design de Luz: Ari Buccioni
Figurino: Jorge Garcia Companhia de Dança
Aulas de Yoga: Mariana Maia e Marina Matheus
Aulas de Tai Chi e Kung Fu: Mariana Molinos
Aulas de Dança: Jorge Garcia
Design Gráfico: Felipe Teixeira
Midias Sociais – GiuliLacorte
Registro em Foto: Leandro Moraes e Silvia Machado
Assessoria de Imprensa: Elaine Calux
Assistente de produção: Gabriela Branco
Produção: Cristiane Klein e Juliana Vinagre (Dionísio Produção).

Crédito da foto: Silvia Machado

Serviço

Plano Sequência / Take 2
Jorge Garcia Companhia de Dança
De 09 a 18 de abril de 2019
Terças e quartas, 19h, quinta, 16h e 19h
*Dia 10/4, conversa pública após apresentação.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
(Próx Estação Tiradentes do Metrô – Linha Azul)
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3222-2662

Videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”
Até 19 de abril de 2019
Segunda a sexta, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 18h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
(Próx. Estação Tiradentes do Metrô – Linha Azul)
Ingresso: Grátis

Deixe uma resposta