FestivaisNotícias

CCSP realiza a Semanas de Dança 2015

Balé da Cidade de São Paulo_O Balcão de Amor_Foto Sylvia Masini_2
Cena de O Balcão de Amor, do Balé da Cidade de São Paulo – Foto: Sylvia Masini

De 24 de novembro a 13 de dezembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza o Semanas de Dança 2015. Com uma ampla programação artística e quase toda gratuita, as linguagens da dança compartilharão inúmeras formas contemplando o ecletismo do nosso público. Desde sua criação, é um dos eventos de maior significância desta instituição. Acumula formatos e conteúdos diversificados ao longo dos seus mais de 20 anos de existência, tendo sua trajetória evidenciada na exposição Semanas de Dança – Uma retrospectiva Fotográfica, com curadoria de Cristina Coelho, resgatando os registros de edições anteriores, tornando ainda mais pública a importância deste evento no cenário nacional.

Segundo Andrea Thomioka, curadora de dança do CCSP, a inspiração para o evento veio do conceito concebido pelo arquiteto Luiz Telles (1943-2014), da arquitetura do encontro. “Telles dizia que o CCSP é um espaço público caracterizado pela cultura e convívio estabelecendo um contraponto ao visual, à sonoridade e aos ritmos urbanos”.

Algumas das mais importantes companhias de dança da atualidade integrarão o evento com criações de renomados e premiados coreógrafos. Entre eles Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi, Célia Gouvêa, Luis Arrieta, Denise Namura, Raimundo Costa, Alex Soares, Companhia de Danças de Diadema, Cia. Brasílica e Balé da Cidade de São Paulo. A Estação Hip-Hop também faz parada neste evento com o B-boy Aranha e B-boy Grilo mostrando como a dança urbana se tornou uma manifestação artística importante constituindo fator de integração e ocupação do espaço público. Serão apresentados três workshops gratuitos, sendo um deles, para os iniciantes infanto-juvenis, exposição de Boombox e uma festa temática onde simultaneamente teremos: MC, DJ, graffiti e Racha Show com convidados de vários estilos e gerações.

Fundada pela coreógrafa Maura Baiocchi em 1991, a Taanteatro Companhia é co-dirigida pelo diretor e produtor Wolfgang Pannek. Sediada em São Paulo, apresenta um projeto de maturidade artística que, por meio de objetivos interligados, visa desenvolver atividades de pesquisa, revelando a multiplicidade do trabalho contemporâneo em dança desenvolvido pela companhia, beneficiando tanto o público especializado quanto a comunidade em geral. Ao longo de sua trajetória, reconhecida nas esferas municipal, estadual e federal, a Taanteatro produziu mais de 50 espetáculos tendo se apresentado no Japão, Moçambique, Rússia, Alemanha, Argentina, EUA e França.

Para o Semanas de Dança 2015, a Taanteatro apresenta a trilogia cARTAUDgrafia, investigando o território poético da vida-obra de Antonin Artaud (1896 a 1948), ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade. A encenação integra o projeto TRANS, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – 16a Edição.

O evento traz a coreografia inédita em São Paulo, Darkness PoomBa com Modern Table, Contemporary Dance Company (Coreia). É um trabalho que reinterpreta a poomba, uma melodia tradicional coreana, como uma forma dinâmica de musicalidade e mesclando sonoridades modernas com a conexão dos movimentos.

2015 marca os 75 anos da Escola de Dança de São Paulo. É o principal centro de ensino de dança da cidade, com cursos oferecidos sem custos a crianças, jovens e adultos. Criada em 1940 com o nome de Escola Municipal de Bailado, no início objetivava formar bailarinos amadores para suprir os bailados das grandes montagens líricas nacionais e estrangeiras que se apresentavam no Theatro Municipal e em outros locais. Para comemorar os 75 anos, a Escola de Dança de SP convidou Luis Arrieta, José Ricardo Tomaselli, Fernando Machado e Raimundo Costa, formados na instituição, para apresentar suas encenações. Vide programação abaixo.

Por sua vez, a coreógrafa Célia Gouvêa apresenta Alavancas e Dobradiças, projeto contemplado pelo 18º Fomento à Dança. Ainda neste ano, a artista foi indicada ao Prêmio Governador do Estado com o projeto de preservação e compartilhamento do acervo Gouvêa-Vaneau, contemplado pelo 12º edital de Fomento à Dança

Alex Soares, um dos mais requisitados coreógrafos da atualidade, apresenta o espetáculo Stage Proof 14/15, inspirado na obra homônima de Richard Hamilton e na canção clássica dos Rolling Stones, “Sympathy for The Devil”. Explorando os conceitos de repetição e realocação de materiais para criação de algo novo a coreografia é interpretada pela talentosa bailarina Paula Zonzini, contemplada no último final de semana com o Prêmio Denilto Gomes 2015 na categoria Intérprete Feminino.

O Grande Baile – Edição Especial é uma atividade aberta ao público de todas as idades, inclusive às pessoas que não possuem experiência em dança. Este baile privilegia os momentos de integração social, oferecendo aos participantes o contato com diversos ritmos, como: forró, bolero, valsa, samba, gafieira, merengue e salsa. A mediadora deste evento será Cleo Beolchi.

Um espetáculo de dança contemporâneo-brasileira inspirado na tradição afro-banto encontrada principalmente no sudeste do país, A Cruz que me Carrega, deseja traduzir a beleza e a força do legado enredado pelo catolicismo popular afro mineiro permanecendo enraizado como um forte elemento da cultura brasileira. Concebido para espaços não convencionais, traz música ao vivo e um elenco multiartistico. Indo no mesmo ritmo, a Cia. Brasílica propõe dois shows de dança e música com temas presentes em seus trabalhos. Batuque e Pé no Chão traz uma abordagem das manifestações que remetem à ancestralidade e à poética. Fala dos tambores e sua relação com os folguedos e com a natureza. Brincantes enfoca a diversidade dos ritmos populares como meio de acesso ao despertar do ser brincante.

“Com uma programação intensa e variada, o Semanas de Dança 2015, assim como o objetivo desta curadoria, é celebrar a dança em suas mais diversas formas de manifestações, atendendo à demanda de nosso, tão eclético, público”, conclui Andrea Thomioka.

Para conferir a programação completa acesso o site do CCSP – http://www.centrocultural.sp.gov.br

SERVIÇO

Semanas de Dança
24 de novembro a 13 de dezembro
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000 – Paraíso – São Paulo/SP
Informações: (11) 3397.4002