3ª Mostra de Dança Corpo Encena

A Mostra de Dança Corpo Encena é um evento de dança inovador onde, em todas as atividades que promove dentro de sua programação, busca promover o encontro e intercâmbio entre bailarinos, sejam eles participantes da mostra, professores e comentaristas.

Sem caráter competitivo a mostra atende inscrições de solos, duos, trios e conjuntos de cias, grupos independentes, coletivos e qualquer bailarino que queira participar, podendo se inscrever trabalhos de todas as idades.

A Mostra traz em sua programação um olhar atento para com os bailarinos, se preocupando em fazer com que coreógrafo e bailarinos saiam dessa experiência com mais informações e ferramentas de como aprimorar seu trabalho.

Para isso, fazemos uma Mostra comentada sempre do ponto de vista do corpo, expressão corporal, musicalidade, ocupação cênica, técnica de movimentação do corpo, entre outros. Convidamos para esta função tão importante e delicada profissionais da dança especialista em expressão corporal, movimento, concepção coreográfica entre outros quesitos que compõe a dança e não da técnica por si só.

Batalha Interestilos

Para desafiar, inovar e promover a expressão e encontro entre as linguagens, a Branco Pinheiro Produções realizará dentro da 3a Mostra de Dança Corpo ENCENA, a Batalha Interestilos Corpo ENCENA podendo participar os seguintes estilos: Ballet Clássico, Sapateado, Jazz, Contemporâneo, Danças Populares, Danças Urbanas, Dança do Ventre, Stilleto e qualquer estilo de dança que sinta interesse em participar.

A Batalha Interestilos Corpo ENCENA nasce de um desejo de inovar, desafiar e promover o encontro entre as linguagens da dança. Os bailarinos se inscrevem para batalhar, escolhem as músicas que irão usar de uma playlist disponibilizada pela produção numerada de 1 a 100.

Os vencedores receberão o prêmio de R$ 1.000,00 (mil reais – primeiro lugar) e de R$ 500,00 (quinhentos reais – segundo lugar)

A Batalha terá como critérios de júri: musicalidade/ritmo, ocupação do espaço cênico, criatividade, expressão corporal, escolha musical e técnica, não sendo o último critério citado o de maior relevância, sendo assim, esse conjunto de quesitos expostos acima serão levados em conta pelo júri na hora da escolha de qual bailarino sai ou continua na triagem e batalha.

Para compor a mesa do Júri serão convidados artistas com currículo e experiência incontestáveis para julgar o desempenho dos dançarinos/bailarinos dentro dos quesitos expostos acima. São eles:

Kabé Pinheiro – Músico Percussionista
Alisson Lima – Bailarino Principal da Cia Antônio Nóbrega
Layla Mulinari – Diretora de Criação pelo Espaço E. Cia de Dança e Artista pelo Espaço Expressão

Workshops

Chão da Capoeira, com Alisson Lima

Essa é uma experiência corporal do Bailarino Alisson Lima que tem como objetivo a fusão de duas linguagens: a capoeira (golpes, floreios e movimentos) e os elementos da técnica da dança contemporânea no chão (rolamentos, quedas e saltos).

Com isso Alisson Lima agrega valores ao Workshop, fazendo com que a junção dessas linguagens, utilizando-se de seus pontos em comum, levem à uma nova maneira de se relacionar com o chão: rica e criativa explorando um amplo vocabulário corporal, utilizando-se dos fundamentos da capoeira e dança contemporânea.

Concepção Coreográfica, com Marília Costa

Dentre a vastidão de possibilidades existentes no campo da Composição Coreográfica, este workshop visa compartilhar um processo criativo em Dança desenvolvido em tempo real ao longo das 3 horas, culminando na apresentação de uma performance no Teatro. Estruturado em 3 etapas: Experimentação, Sensibilização e Expressividade, este processo abordará reflexões teóricas e práticas dos elementos constitutivos da arte do movimento.

Sapateado Avançado, com Kika Sampaio e Gueg Cortes

Master Class Inter/Avanç de Sapateado com Kika Sampaio, professora, coreógrafa e diretora do Kika Tap Center, escola pioneira no Brasil, especializada em sapateado americano há mais de 36 anos. Sua formação inclui alguns dos mais renomados professores de dança brasileiros e especialistas do sapateado americano em Londres e USA.

Iniciou sua carreira dançando em várias montagens de shows com o diretor Abelardo Figueiredo, além de ter coreografado diversos musicais como “As Noviças”, em 1988, com direção de Wolf Maia, “Cabaret”, em 1989, com direção de Jorge Takla e “Não Fuja da Raia”, de 1991, com direção de Jorge Fernando. Também nessa época, produziu e atuou em “Chapeuzinho Vermelho no País das Maravilhas”, de Flávio de Souza e direção de Mira Haar, além de ter trabalhado em vários shows com a Tradicional Jazz Band e Heart Breakers.

Espetáculos

As noites de espetáculo serão formadas pelos convidados de cada noite e grupos, cias, grupos independentes e bailarinos que se inscreveram para mostrar seus trabalhos durante a Mostra.

Convidados:

24/08 – Comentarista: Layla Mulinari

Alisson Lima
Espetáculo: Ei, Quem é Que Te Empurra?

Rafaela Ribeiro e Frank Matos
Espetáculo: De Manhã, Amor

Grupo Jovens de Coração
Espetáculo: Sem Limites

25/08 – Comentarista – Alisson Lima

Pocket Show com Katados Por Aí

ComPasso Cia de Dança
Espetáculo: Black Rose

Ballet Ana Araújo
Espetáculo: O Que Vão Dizer de Nós?

26/08 – Comentarista: Marília Costa

Marília Costa
Espetáculo: Inquieta Razão

Maria Clara Laet
Espetáculo: Smile

Serviço

3ª Mostra de Dança Corpo Encena
De 24 a 26 de agosto de 2018
Locais:
Workshop – Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana – São José dos Campos/SP
Batalhas – Parque Vicentina Aranha
Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Espetáculos – Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84, Terceiro Andar, Centro – São José dos Campos/SP
Informações: (11) 96594-5543 | mostraencena@yahoo.com.br | www.corpoencena.com.br

Deixe uma resposta