35ª edição do ENDA acontece esta semana no Sesc Pinheiros

A 35ª edição do ENDA – Encontro Nacional de Dança – acontece nos dias 30 e 31 de agosto (quarta e quinta, às 20h), no Teatro do Sesc Pinheiros, em São Paulo, com ingressos grátis.

O tradicional evento, realizado pelo SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, com curadoria de Maria Pia Finócchio, apresenta um panorama atual da dança para o público paulistano.

Esta edição do Encontro reúne 20 grupos/companhias que apresentam 49 coreografias de curta duração em várias modalidades. A mostra se caracteriza pelo dinamismo no palco, pela variada formação dos grupos e pela diversidade de estilos: são espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança de salão, sapateado, jazz e outros.

O ENDA conta com um corpo de jurados – personalidades do mundo da dança – que avalia o desempenho dos grupos e bailarinos para premiar aqueles que mais se destacam no evento. Entre eles, Sara Debenedetti (coreógrafa de dança moderna e contemporânea, atuante em Turim, Itália), Maiza Tempesta (São Paulo, coreógrafa e diretora de musicais) e Isabel Mano (professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailados SP e Royal Academy of Dance).

Na noite de encerramento será anunciado os melhores grupos (1º lugares) e os vencedores se apresentam novamente no Dia do Profissional da Dança, juntamente com companhias profissionais convidadas, ainda em 2017, com data a ser definida. Na ocasião serão entregues os prêmios em dinheiro e bolsas de estudos (no Brasil e Exterior) para os vencedores do evento.

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo país. Há quase 40 anos vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, tem curadoria de Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla ainda a categoria amador e a semiprofissional.

O evento tem direção geral e curadoria de Maria Pia Finócchio e produção do SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de S. Paulo.

Grupos e coreografias

Grupo Paula Firetti: Diana e Action, The Fairy Doll, Lamento e Massa.
Balé Paula Gasparini: Estação, O Corsário, Paquita e Gran Tarantela.
Reverancce Núcleo de Dança: Código de Barra, Rhapsodya, XXI e A Bele Adormecida.
Grupo La Danse: Gatas, Alegria na Corte, Gata Borralheira e Lembranças.
Grupo Fama: Valsa dos Arcos e Tchaikovsky.
Applause Dance Center: Valsa das Fadas, You and Me, Charm e For Goog.
Studio Líria Dourado: Purple Rain, Porque Tem que Ser Você e Paysant.
Instituto Gnética: Quando a Vida Escolhe, Reencontro e Consequências do Destino.
OCAC Cia. de Dança: Pelo o Caminho e Entre Nós.
Ballet Thatiana Orite: In Concert e Trois de Odaliscas.
Studio Giselle Danças: Sunsert.
Dançartes: Lagoa de Lágrimas.
Cia. Panteras: Tribo.
Companhia CEU Jaguaré: Piratas do Caribe.
Movimento Livre: Reach.
Faces Ocultas Cia Experimental: Pedras, Plantas, Criaturas, Maçã de Eva e Ezecren.
Studio Arqdança: Angels.
Cia. de Dança Regina Acevedo: Run Boy.
Garra Centro de Arte: Origem.
CEDAN – Cia. Estável de Dança: A Caverna dos Piratas, Tanguettos, Diana e Action e La Esmeralda.

Crédito da foto: ReveranCCe Núcleo de Dança – Preso em Mim | Bailarinos: Tarcísio Cunha e Cintia Souza | Foto: Nanah D’Luize

Serviço

35º ENDA – Encontro Nacional de Dança
Dias 30 e 31 de agosto.
Quarta e quinta, às 20h
Local: Sesc Pinheiros (Teatro Paulo Autran)
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis – Retirar na bilheteria da unidade, a partir das 14h do dia de cada apresentação (limite de 4 ingressos por pessoa).
Informações: (11) 3106-6802 | www.sinddanca.com.br
Classificação: 5 anos.
Duração: 2h40 (c/ intervalo).

Deixe uma resposta