2º Ensaios Coreográficos convida coreógrafos para mostrar seu trabalho a partir do tema da construção da identidade na dança contemporânea

Crédito da foto: Arthur Kolbetz

Talentosos artistas da dança contemporânea apresentam fragmentos de seus trabalhos a partir de diferentes desdobramentos do tema “Corpos como manifestos” na segunda edição dos Ensaios Coreográficos, que acontece entre 2 e 6 de outubro, no TUSP – Teatro da USP | Centro Universitário Maria Antônia. Os encontros acontecem de quarta a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. O evento, que tem curadoria da coreógrafa e pesquisadora Helena Bastos, recebeu em 2018 o Prêmio Denilto Gomes na categoria Difusão em Dança pela Cooperativa Paulista de Dança, obtendo assim reconhecimento da classe artística de dança e crítica.

A dinâmica do evento funciona da seguinte maneira: a cada dia dois artistas e um mediador, reunidos por proximidade temática, apresentam ensaios abertos, fragmentos ou breves partilhas do pensamento. Os encontros mostram algumas das especificidades das figuras convidadas, abrindo espaço para revelar os diferentes modos de trabalho e como se dá a mediação entre a linguagem, os artistas e o público.

Os artistas convidados para a edição são: Ana Teixeira, Célia Gouvêa, Cléia Plácido, Élle de Bernardini, João Andreazzi, Kleber Lourenço, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades – LAPETT, Luciana Bortoletto, Marcos Abranches, Marcos Moreno, Miriam Druwe, Vanessa Macedo, Wellington Duarte, Zélia Monteiro e Zé Maria Carvalho.

A ideia é criar um espaço de encontro para artistas convidados compartilharem o que os leva a agir/conhecer dança e investigar como se dão as conexões com os corpos. Um espaço para provocar conversas e captar, nos gestos e falas, os encadeamentos de um discurso do corpo que se organiza em dança. Nessa perspectiva, o projeto pretende firmar-se no calendário cultural de São Paulo, apostando nas tendências do pensamento artístico que entrelaçam distintos níveis da pesquisa em dramaturgias do corpo, encenação, dança e coreografia.

“Os Ensaios Coreográficos têm um lado bastante pedagógico, ao proporcionar um espaço em que artistas e público tenham um tipo de convivência mais próxima para que a plateia possa entender como essas ideias vão se firmando em um processo criativo com ênfase em dança contemporânea. Trazemos processos que o artista está testando, pesquisando, e tem a oportunidade de se aventurar e compartilhar seu processo de forma pública”, comenta a curadora Helena Bastos sobre o projeto.

O tema “Corpos como manifestos” explora a noção de que cada corpo se expõe como contexto específico de subjetividades. Nas diferentes existências, cada uma compreendida em sua vulnerabilidade – negros, indígenas, pobres, gays, lésbicas, trans –, entramos em contato com provocações que lidam com fenômenos identitários na produção coreográfica contemporânea. São urgências que lidam com questões de empoderamento, diversidade, acessibilidade gênero, raça etc.

“O evento já tem um recorte da dança contemporânea e dentro dessa linguagem existem muitas variáveis. Vivemos em um momento em que as questões identitárias estão muito em voga. Então, resolvemos apostar na diversidade. Temos uma preocupação de pensar em pessoas que trabalham com questões da comunidade LGBT, em artistas que discutem as questões negras, em pessoas mais ligadas à periferia e assim por diante”, acrescenta Bastos.

Mais do que nunca, o corpo hoje é político. A experiência artística gera modos singulares de se perceber/reinventar o corpo. Os Ensaios Coreográficos propõem um espaço de encontro para tentar compreender as ações que organizam e criam, a partir da dança, as visibilidades dessas experiências distintas.

Ficha Técnica

Curadoria: Helena Bastos
Artistas convidados: Ana Teixeira, Célia Gouvêa, Cléia Plácido, Élle de Bernardini, João Andreazzi, Kleber Lourenço, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades – LAPETT, Luciana Bortoletto, Marcos Abranches, Marcos Moreno, Miriam Druwe, Vanessa Macedo, Wellington Duarte, Zélia Monteiro e Zé Maria Carvalho
Produção: Thaís Rossi

Serviço

2º Ensaios Coreográficos
De 02 a 06 de outubro de 2019
Quarta a sábado, às 20h; e no domingo, às 18h
Local: Teatro da USP | Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia, 294 – V. Buarque, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis (sujeita à lotação do espaço)
Classificação: 14 anos

Programação

02/10, às 20h – Luciana Bortoletto e João Andreazzi, com mediação de Célia Gouvêa
03/10, às 20h – Kleber Lourenço e Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades – LAPETT, com mediação de Marcus Moreno
04/10, às 20h – Zélia Monteiro e Zé Maria Carvalho, com mediação de Wellington Duarte
05/10, às 20h – Marcos Abranches e Miriam Druwe, com mediação de Ana Teixeira
06/10, às 18h – Cléia Plácido e Élle de Bernardini, com mediação de Vanessa Macedo

Deixe uma resposta