Notícias

16º edição de Labanianas – Rudolf Laban é tema de encontro no Instituto Caleidos

Caleidos Cia - Projeto LAPA eu vou a pé - fotos Fábio Brazil (2)
Caleidos Cia – Projeto LAPA eu vou a pé – Foto: Fábio Brazil

O Instituto Caleidos realiza no próximo dia 02, às 20h, a 16º edição de “Labanianas”. O encontro tem a premissa de compartilhar com estudantes, artistas e pesquisadores trabalhos artísticos com base nos estudos de Rudolf Laban, artista e teórico da dança mundialmente conhecido. O encontro é aberto ao público em geral e é gratuito. A convidada para este encontro será a artista e pesquisadora Maria Mommensohn.

As “Labanianas” acontecem no Caleidos desde 2001, mas nesta edição ganha um novo formato: elas farão parte do projeto “Lapa Eu Vou a Pé”, do Caleidos Cia. de Dança, contemplado pela 18ª. Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Até 2017, data em que se encerra o projeto, o Caleidos Cia, em parceria com o Instituto Caleidos, promoverá seis “Labanianas”, com diferentes profissionais da dança do Brasil e do exterior.

Sobre Maria Mommensohn – Bailarina, coreógrafa e pesquisadora na área de dança, formada por Maria Duschenes e Laban Center de Londres (One Year Course), mestre em Artes pela Unicamp em 2004 com o espetáculo MBOCHY. Professora da Escola Municipal de Bailados de São Paulo 1989/2012. Dirige o grupo Minik Momdó desde 2000, com vários prêmios e apoios, Klauss Vianna e Fomento à Dança . Criadora e Organizadora dos Encontros Laban, 89/92/94/96/99, reunindo profissionais de dança e movimento. Atualmente coordena o Estúdio Laban em São Paulo.

Entenda o projeto “Lapa, eu vou a Pé”

Dizem que a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar a pé pelas suas calçadas. E é exatamente isso que o Caleidos Cia de Dança pretende fazer pelas ruas da Lapa onde fica sua sede. “Fazer uma espécie de turismo no próprio bairro; mas não um turismo qualquer, e sim um turismo que pretende estabelecer relações e redes de ação cultural pela região da Lapa”, explica a diretora da Cia Isabel Marques. “O Caleidos Cia de Dança já tem vinte anos de pé na estrada, chegou a hora de por o pé nas calçadas”, enfatiza. O projeto tem o apoio do 18º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

O projeto tem duração de dois anos, com diversas etapas. “A questão do corpo na cidade e a questão da mobilidade social e cultural – temática em torno da qual se desdobrarão as ações artísticas, formativas e de pesquisa deste projeto – é tão atual quanto permanente. Discutir a exclusão e a inclusão do corpo nos cotidianos do bairro é um dos objetivos do projeto, principalmente por estarmos na região da Vila Ipojuca, atualmente alvo de especulação e verticalização fulminante e impiedosa”, explica Fábio Brazil, dramaturgo do Caleidos Cia.

Desde 2011 o Caleidos estabeleceu sua sede na rua Mota Pais, na Vila Ipojuca, subdistrito da Lapa, e é deste ponto que as ações do projeto LAPA, eu vou a pé, serão disparadas. O projeto inicia em agosto de 2015 e segue até o primeiro semestre de 2017. A proposta, dentre muitas outras, é partilhar espaços, trabalhos, artes e histórias, do Caleidos Cia de Dança em direção ao bairro e do bairro para a Cia.

“Pessoas de bairros distantes e até de outras cidades frequentam a nossa sede para as apresentações, cursos e encontros, mas os nossos vizinhos mal nos conhecem; e mesmo nós, chegamos, trabalhamos e saímos, mal conhecemos de fato o lugar onde estamos. Esse projeto foi proposto para modificar essa situação” – resume Nigel Anderson, produtor e bailarino da Cia.

A ideia inicial do projeto é traçar um “mapa corporal” da região. “O ponto disparador do projeto é o ir e vir a pé. Partindo do Caleidos na rua Mota Pais 213 e caminhando por 30 minutos, onde chegamos? Quem poderia chegar até nós? Pensamos no corpo como princípio geográfico – não o bairro, o distrito, a subprefeitura ou o CEP – mas o corpo em movimento, a pé; essa será a nossa área de ação. Nessa área corpórea, corporeificada, estabelecemos nossos pontos de relação com as estruturas urbanas, seja um local para fazermos uma intervenção de dança, ou estabelecer o contato com outros produtores de arte e cultura na região.” – explica Fábio Brazil, diretor da Cia de Dança e do Instituto Caleidos.

“Somos artistas da dança, assim nos apresentamos e assim conhecemos a cidade e nos reconhecemos nela; pesquisamos dança, corpo, movimento e nossa intervenção sociopolítico-cultural é em forma de arte. Isso nos caracteriza e será dessa forma que vamos tentar estabelecer um diálogo com a nossa região: onde mais se dança por aqui? – escolas, Igrejas, academias, bares, centros de convivência, terreiros, clubes, casas de cultura, outras Cias de dança, estarão no nosso roteiro. Este projeto quer repensar distâncias, mobilidades e deslocamentos a partir do corpo em movimento, propõe uma geografia corporeificada e dançada na Vila Ipojuca/Lapa” – explica Isabel Marques.

O projeto LAPA, eu vou a pé se desenvolverá por meio de ações públicas de arte, contatos diretos com outros grupos e produtores de arte do bairro, visando a construir uma teia de relações cidadãs que permitam o conhecimento mutuo e ações conjuntas fortalecendo por meio da arte as redes de pertencimento ao espaço urbano e à cidade como um todo. Além criar e estabelecer redes de contato com espaços de arte, cultura e dança, o projeto do Caleidos Cia. de Dança pretende ampliar e aprofundar as relações que há mais de 15 anos mantém com escolas públicas da DRE Pirituba, na região da Lapa.

LAPA, eu vou a pé traz o corpo como “regulador regional”, o ir e vir a pé como medida física e social, mas é claro que está aberto a toda a cidade. Com o apoio do programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo, o Caleidos realizará nos dois anos de duração do projeto: uma mostra de espetáculos de seu repertório comeorando os 20 anos da companhia, a criação de um espetáculo inédito, ocupações artísticas em espaços urbanos da região e a criação de videodanças.

Na área de formação, o projeto prevê: curso de formação de professores da rede pública, núcleos de pesquisa abertos a interessados, mostras de vídeos, eventos de poesia e palestras com especialistas para dialogar sobre as ações do projeto; todas as ações do projeto serão gratuitas ou a preços populares.

Sobre o Caleidos

O Instituto Caleidos foi criado em 2007 para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Caleidos Arte e Ensino (2001-2008), em São Paulo (SP), e às atividades de criação, ensino e pesquisa que seus diretores, Isabel Marques e Fábio Brazil, desenvolvem há mais de 25 anos. Em nova sede desde 2011, o Instituto abriga também as atividades e os projetos do Caleidos Cia. de Dança. Desde sua fundação, o Instituto Caleidos já realizou trabalhos para diversas organizações sociais e governamentais entre elas Ministério da Educação, Unesco, Funarte, Secretarias Estaduais de Educação dos estados do Pará, Paraná, Goiás, São Paulo, Pernambuco, além de atuar em diversos eventos como a Bienal Internacional de Dança de Fortaleza, Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Londrina, entre outros.

SERVIÇO

16º edição de Labanianas – Projeto “Lapa, eu vou a pé”
Caleidos Cia de Dança
02 de outubro de 2015
Sexta, às 20h
Local: Instituto Caleidos
Rua Mota Pais, 213 – Vila Ipojuca – Lapa/SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3021-4970
Classificação: Livre