16ª edição da GALA TAP acontece no Auditório do MASP

Gala Tap - JasonSamuelsSmith2byMatthewMurphy
Jason Samuels Smith – Foto: Matthew Murphy

Com realização de Christiane Matallo, chamada de Carmen Miranda do Tap pelo jornal The New York Times, acontece no dia 16 de outubro, às 21h30, no auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo, a 16ª edição da GALA TAP, que reúne em uma única noite os melhores nomes do sapateado mundial, entre eles: Jason Samuels Smith (prêmio Emmy Awards) e Jason Holley (diretor artístico associado da Metropolitan School of Arts). Destaque também para o flashmob indoor com 100 participantes, entre sapateadores e cantores do coral Fundap, sob regência de Cesar Cerassoma.

“Esta é a 16a edição do festival e nosso intuito desde o início foi o de valorizar a arte do sapateado e também de trazer grandes nomes para o país”, fala Chris Matallo. “É um evento segmentado que traz para o palco de São Paulo os melhores do mundo em uma única noite”, completa.

Além da performance de Smith e Holley será possível conferir apresentações de importantes nomes do cenário nacional como: Eduardo Martinz, Lê Andrade, Marina Coura, Fabio Tognin, Fernanda Faez, um pocket de Chris Matallo – a única mulher no mundo a sapatear e tocar saxofone simultaneamente – e performances de diferentes companhias dirigidas por Anderson Couto, Kika Sampaio, Ana Carolina Tomioshi e Bruna Miragaia.

A TAP GALA integra a programação da 16ª edição do Brasil Internacional Tap Festival que acontece no Espaço T, em São Paulo, de 15 a 18 de outubro, com aulas práticas e teóricas de sapateado.

SOBRE AS ESTRELAS

Jason Holley

É diretor artístico associado da Metropolitan School of the Arts, e diretor artístico do Metropolitan Youth Tap Ensemble, em Alexandria, Virginia. Teve seu primeiro contato com o sapateado aos 3 anos de idade, em Washington DC, sob a direção de Yvonne Edwards. Aos 5, se juntou ao “Tappers With Attitude” companhia dirigida por Yvonne Edwards e Renee Kreitchen. Em 1998, atuou em “Brothers Of The Knight”, estrelado por Debbie Allen, que o influenciou a estudar outras formas de dança. Se matriculou na Duke Ellington School of Arts, onde estudou balé, dança moderna e afro. Aos 15 anos mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, para continuar a sua formação na Academia de Dança Debbie Allen. Coreografou e atuou no “Beat Big Band” na Tokyo Disney, em Tóquio, Japão.

Jason Samuels Smith

Em menos de uma década, Jason Samuels Smith (ator, coreógrafo, diretor) emergiu como um líder multitalentoso no cenário do sapateado mundial. Recebeu o Dance Magazine Award 2009 e ganhou prêmios Emmy e American Choreography Award para “Coreografia Outstanding” para o número de abertura do Jerry Lewis / MDA Telethon em um tributo ao falecido Gregory Hines. Smith, também foi premiado com o Prêmio Humanitário Gregory Hines. Jason também é um artista destaque no filme do Outkast recurso “Idlewild’’. Um dos seus projetos em destaque é ‘’Charlie’s Angels: Um tributo a Charlie Parker”. É cofundador da JaJa Productions apresentando o original jazz com influências da música hip hop. Se apresenta, ministra aulas e cria coreografias em todo o mundo.

SOBRE A DIRETORA

Christiane Matallo

Atriz, bailarina, sapateadora, coreógrafa, musicista e cantora, Chris Matallo é graduada em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e desde 1993 ministra aulas de sapateado em Nova York, Washington, Viena, Berlin, Los Angeles e outros. Foi pesquisadora do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora- Unicamp) trabalhando com arte e tecnologia. É a diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival, desde 1999, com destaque também para a organização do Sapateia São Paulo, que comemora o Dia Internacional do Sapateado (25 de maio) na cidade de São Paulo. Em 2006 lançou dois DVD´s de sapateado, até então inéditos no Brasil com aulas dirigidas a crianças e profissionais, hoje o material é encontrado em mais de 30 países. Desde 2006 desenvolve o sambateado (fusão de sapateado com samba) dentro do carnaval brasileiro na Escola de Samba Mocidade Alegre- SP. Pode ser vista no elenco do musical New York, New York, com direção de José Possi Neto e foi supervisora de sapateado do musical Crazy For You protagonizado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. É agenciada pela Colucci Agentes (www.colucciagentes.com.br) e Divine Rhythm Productions (www.divinerhythmproductions.com), de Nova York.

SERVIÇO

16ª edição da GALA TAP
Dia 16 de outubro de 2015
Sexta, às 21h30
Local: Auditório do MASP
Avenida Paulista, 1578 – São Paulo/SP
Ingressos R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Vendas on-line: Ingresse
Duração: 90 min
Classificação: Livre